A histórica Livraria Lello, no Porto, celebra esta segunda-feira mais um aniversário. Mas esta não é uma data qualquer. Um dos ícones da cidade faz 114 anos e as atividades abertas ao público têm início ao meio-dia. Terminam às 19 horas.
"Para a Livraria Lello, 13 é número de sorte - foi no dia 13 de 1906 que abrimos as portas, numa atitude visionária e arrojada!", explica no Facebook.
É (um pouco) mais de um século de livros, histórias, romances, dramas e 'suspenses' que fizeram do espaço um local 'querido' para os locais e de passagem obrigatória para os turistas.
No evento marcado para hoje, com entrada livre, vai evocar-se "o passado, o presente e, principalmente, o futuro, apresentando os grandes projetos que a instituição planeou para 2020".
E saiba que outras 'atrações' pode esperar: "No dia em que celebramos o nosso 114.º Aniversário, reunimos 13 raríssimas primeiras edições de 13 jóias da literatura universal, que se cruzam no tempo, se juntam ao espólio da Livraria Lello e que são editados na sua 'The Collection'", é ainda acrescentado na rede social.
Também neste dia 13, a Lello inaugura as montras 'Desaniversário | Arquétipo #2', pelo colectivo Atelier Caviar. Pode ver, em baixo, o vídeo do momento.
Este ano, o bolo de aniversário da Livraria é também uma escultura de Pedro Cabrita Reis.
Segue a 'agenda' completa:
- Inauguração da Escultura (que é também Bolo de Aniversário) 'A Doçura dos Livros', de Cabrita;
- Oferta de 1906 exemplares de 'Os Lusíadas' e 'Amor de Perdição' aos primeiros visitantes, livros The Collection, editados pela Livraria Lello;
- Inauguração das montras Desaniversário | Arquétipo #2, pelo coletivo Atelier Caviar;
- Inauguração de exposição 'X Cantos', dedicada aos Lusíadas, com assinatura R2 design;
- Inauguração da exposição Lucky 13: exibição de 13 jóias da literatura universal, que pertencem agora ao espólio da Livraria Lello.