Uma obra do pintor holandês Vincent Van Gogh que chegou a ser vendida por 4,5 euros vai ser leiloada no próximo mês e pode arrecadar um valor entre os 11,9 milhões e 14,6 milhões de euros, avança o The Art Newspaper.
A obra intitulada Paysanne devant une Chaumière vai ser leiloada pela galeria Dickinson na The European Fine Art Fair em Maastricht, na Holanda.
A pintura, datada de 1885, retrata uma mulher com um vestido azul em frente a uma casa numa paisagem campestre.
Em 1929, um cliente ofereceu a obra a John Holme, proprietário de uma quinta em Staffordshire. A pintura de Van Gogh serviu como meio de pagamento pelos produtos agrícolas adquiridos por esse cliente de Holme. Em 1967, o filho de John Holme, Charles, vendeu o quadro por 4,5 euros.
A obra foi para uma loja de antiguidades e foi comprada um ano depois pelo jornalista da BBC Luigi Grosso por 53 euros. Apenas foi autenticada pouco tempo depois, tendo sido desde então vendida várias vezes por valores superiores.
O atual detentor da pintura do mestre holandês comprou-a em 2001 por 1,5 milhões de euros num leilão da Sotheby’s em Nova Iorque. Agora o seu valor deverá disparar significativamente.