O cantautor brasileiro Tiago Araripe, a viver em Portugal desde 2018, apresenta este próximo dia 26 de julho o seu novo álbum 'Terramarear'. O single de lançamento chama-se 'Você é um oásis', uma música que conta com a participação do músico Zeca Baleiro.
Baleiro, que já colaborou com Araripe anteriormente, define o concidadão como "um compositor espetacular", dono de uma sonoridade incomum, "a um só tempo ácida e lírica, rica de timbres e de arranjos tão irreverentes quanto engenhosos", numa mensagem deixada no vídeo da campanha de financiamento coletivo deste novo projeto.
Dono de uma longa carreira no Brasil, Araripe descreve a estreia oficial da sua música em Portugal como um "recomeço". "'Terramarear' nasce como um retrato do meu historial de quase 40 anos como músico, mas também do meu recomeço português. É o primeiro com lançamento em simultâneo no Brasil e em Portugal, respetivamente, o país em que nasci e o que me acolhe", indica o artista, no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O historial a que se refere são dois álbuns em nome próprio – além de 'Cabelos de Sansão' (1982 e 2008), há 'Baião de Nós' (2012) – e o trabalho com brasileiros ilustres, como Tom Zé e o poeta Décio Pignatari.
A canção 'Tudo No Lugar', registada no Estúdio Ponto Zurca, é um forte exemplo deste desembarque cultural. A voz é da cantora alentejana Mara, o piano é do martinique Karlos Rotsen, a guitarra portuguesa é de Bruno Chaveiro e o contrabaixo é do luso-brasileiro Walter Areia, também responsável pelo arranjo e pela produção musical.
'Terramarear' também é uma resposta de esperança a esses tempos duros de pandemia. "Nem que seja por meio de canções, é importante trazer algum alento em meio a tanta dor e negatividade", defende o artista. O sentimento de resiliência é fio condutor das 14 canções, sendo quatro inéditas e 10 com o som remasterizado. A música 'Lugar Ao Sol', da qual participa a cantora Vânia Bastos, foi distinguida pelo crítico musical João Marcelo Ruy como uma das quatro a serem ouvidas no 25 de Abril.
Leia Também: Festival que deveria começar quinta-feira em Cascais adiado para agosto