Fadista Inês de Vasconcellos apresenta 'Amplexo' no CCB
A fadista Inês de Vasconcellos apresenta, no sábado, em concerto no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, o seu álbum de estreia, 'Amplexo', saído este mês.
© Getty Images
Cultura CCB
Inês de Vasconcellos atua no pequeno auditório do CCB, com público, às 19:00, acompanhada pelos músicos Pedro Viana (guitarra portuguesa), Bernardo Viana (viola de fado) e Ricardo Cruz (baixo), que produziu o álbum.
O concerto, inserido no ciclo 'Há Fado no Cais', uma parceria do CCB com o Museu do Fado, é transmitido 'online' às 21:30.
O álbum, editado pelo Museu do Fado, é constituído por 14 temas, de autores como Vasco Graça Moura, Capicua e Edu Mundo, que assina a letra e música de 'Amplexo', que dá título ao disco.
De Graça Moura, Inês de Vasconcellos escolheu o poema 'Fado Bolero da Capicua', que Ricardo Cruz musicou, e ainda o 'Fado das Amarguras', musicado por Rogério Charraz.
Ricardo Cruz é o autor de quatro outras composições, duas delas instrumentais - '#101' e '#303' -, as outras duas para as letras de Capicua, 'Estou Bem', e de Maria Rosário Pedreira, 'Fado da Surpresa'.
Inês de Vasconcellos assina a melodia para o poema 'Fado do Desespero', de Vasco Graça Moura, e é a autora da letra 'Olhar', que interpreta na melodia tradicional do 'Fado Licas', de Armando Machado.
Do alinhamento fazem ainda parte 'De Onde Vens', de Flávio Gil e Valter Rolo, 'Brincadeira', de Fernando Pinto do Amaral e Mário Pacheco, 'Folhas Caídas', do fadista Rodrigo Costa Félix e de Tiago Machado, e 'Canção para Ficar', de Augusto Britto, Maria Luiza Fontoura e Rafael Marques.
Na edição em CD, que conta com um 'mini texto' do apresentador televisivo Manuel Luís Goucha, a fadista é acompanhada pelos músicos Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), Bernardo Viana (viola), Ricardo Cruz (baixo) e Luís Pontes (viola).
Leia Também: Monica Belluci protagoniza 'Maria Callas -- Cartas e Memórias' no CCB
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com