No dia mais curto do ano celebra-se formato da curta-metragem

O dia mais curto do ano, que assinala hoje o solstício de inverno no hemisfério norte, é o ponto alto de uma programação de cinema dedicada às curtas-metragens durante o mês de dezembro em 44 localidades.

Notícia

© iStock

Lusa
21/12/2024 06:45 ‧ há 4 horas por Lusa

Cultura

Filmes

Há mais de dez anos que a Agência da Curta-Metragem aproveita este momento do ano, em que o período do dia é mais curto do que o da noite, para celebrar o formato da curta-metragem, com mais de uma centena de sessões temáticas e filmes para todos os públicos.

 

Aliás, não é só em Portugal que se promove esta iniciativa: "Este acontecimento único [o solstício de inverno] inspirou a criação de uma iniciativa que celebra o cinema de curta-metragem por todo o mundo", refere a Agência da Curta-Metragem.

Da extensa programação, hoje o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde e o Quartel da Imagem na Figueira da Foz têm, logo pela manhã, sessões para os mais novos, com filmes de animação como 'Éter', de Jorge García Velayos, e 'Corvo Branco', de Miran Miosic.

A Incubadora do Centro Histórico de Viseu e a Casa do Cinema de Coimbra programam 'Curtas do Mundo', com filmes que levam o espectador "a viver diferentes histórias, algumas do mundo de hoje e outras que levam a viajar até ao passado".

O Cinema Trindade, no Porto, fará uma sessão especial dedicada à produtora Olhar de Ulisses, com filmes de e com os realizadores Margarida Assis, Luís Costa, Mário Macedo, Carlos Lobo e André Guiomar.

Na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, a sessão conta com curtas de Alexandra Ramires, Laura Gonçalves, Frederico Mesquita, Daniel Soares e David Pinheiro Vicente.

Deste programa 'O Dia Mais Curto', a organização relembra que incluiu sessões solidárias, que levaram "a experiência cinematográfica a estabelecimentos prisionais em várias regiões do país, bem como a hospitais pediátricos e unidades de apoio social".

Leia Também: Elphaba ou Glinda? Saiba que personagem de 'Wicked' representa cada signo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas