A presidente da câmara dos representantes dos Estados Unidos declamou, esta quinta-feira, na Irlanda, poema escrito por Bono para o povo ucraniano.
O vocalista dos U2 escreveu o poema relembrado São Patrício, uma importante figura da história da Irlanda, que foi foi escravo durante, pelo menos seis anos. "Oh, São Patrício, aquele que expulsou as cobras // Com as suas preces, mas isso não é tudo aquilo que é preciso", começa o cantor por escrever, fazendo uma analogia entre o episódio histórico e o que se passa na Ucrânia, dando a entender que é preciso mais ações para que o povo ucraniano expulse a Rússia - ou as cobras, "porque as cobras simbolizam o terror // O terror que se eleva".
This is the poem by Bono about Ukraine that Speaker Pelosi read today.
— Biden/Harris Stan ️ (@BlueWave2020NY) March 17, 2022
If you are with the disgustingly cynical Beltway journos who are mocking this, please let me know. I’m always curious how many total assholes exist in this world. pic.twitter.com/cmezTEDghX
O poema foi declamado nas comemorações do Dia de São Patrício, o feriado mais importante na Irlanda. Neste dia, assinala-se a existência do homem que, vindo da Grã-Bretanha, espalhou a religião católica na Irlanda, tendo convertido os pagãos irlandeses ao cristianismo, depois de ter sido feito escravo pelos irlandeses. São Patrício terá sido, durante muitos anos, perseguido devido às suas convicções, tendo terminado a sua vida na Grã-Bretanha, para onde conseguiu regressar.
Assinalam-se hoje três semanas desde o início da invasão russa da Ucrânia. Ao 22.º dia de guerra, mais de três milhões de pessoas abandonaram o país e pelo menos 780 civis morreram e cerca de 1.200 ficaram feridos, segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia Também: Humor (também) é uma arma. Resistência ucraniana espalha cartazes em Lviv