Dois filmes de produção portuguesa no festival de Huelva

Os filmes "Cesária Évora", da realizadora portuguesa Ana Sofia Fonseca, e "Paloma", do cineasta brasileiro Marcelo Gomes, vão passar em novembro no Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, em Espanha, de acordo com a programação revelada.

Notícia

© iStock

Lusa
06/10/2022 17:23 ‧ 06/10/2022 por Lusa

Cultura

Cinema

Segundo uma primeira seleção de longas-metragens anunciada para o festival, em Huelva estará presente o documentário "Cesária Évora", que a jornalista e realizadora Ana Sofia Fonseca fez sobre aquela cantora cabo-verdiana, que um dia apelidaram de "Diva dos Pés Descalços".

"A importância de fazer um filme sobre esta incrível mulher africana surgiu há quase 11 anos, um dia depois do funeral de Cesária. Sentada à porta de minha casa, em São Vicente, emocionei-me com a tristeza e com a solidão que enchia o olhar das pessoas. Naquele momento, comecei a pensar: Quantos filmes existem sobre mulheres negras? E sobre mulheres negras, pobres, com mais de 50 anos, que, a morar em África, se tornaram um ícone internacional?", afirma Ana Sofia Fonseca, em nota de imprensa.

"Cesária Évora", que conta a história da artista, recorrendo a imagens de arquivo, gravações inéditas e testemunhos, teve estreia em março passado no festival South by Southwest, em Austin, nos Estados Unidos, e recebeu o prémio do público no IndieLisboa. Chega aos cinemas portugueses a 27 de outubro.

No festival de cinema de Huelva estará também o filme "Paloma", do realizador brasileiro Marcelo Gomes, numa coprodução entre o Brasil e Portugal, através da Ukbar Filmes.

"Paloma" inspira-se em factos reais e narra a história de uma mulher trans, agricultora, que decide casar-se pela igreja com o namorado, servente de pedreiro. "Desafortunadas coincide^ncias transformam o evento numa manchete de noticia´rio nacional", descreve a coprodutora portuguesa.

O Festival de Cinema de Huelva decorrerá de 11 a 18 de novembro e da seleção oficial anunciada fazem parte também filmes do Panamá, da República Domonica e do Chile.

Leia Também: Festival DocLisboa começa hoje com Lula Pena e filme de Lucrecia Martel

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas