Liverpool foi a cidade britânica escolhida para acolher a 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em maio no Reino Unido, apesar da vitória ucraniana na última edição. De fora, ficou Glasgow. O anúncio foi feito, esta sexta-feira, a União Europeia de Radiodifusão (UER).
Foi também anunciado que o evento irá acontecer entre os dias 9 e 13 de maio, sendo, como de habitual, dividido entre duas semifinais (9 e 11 de maio) e a Grande Final (13 de maio).
"A Grande Final do Festival Eurovisão da Canção 2023 acontecerá na Liverpool Arena", lê-se em comunicado.
"Liverpool foi escolhida na sequência de um forte processo de licitação da cidade que examinou as instalações no local; a capacidade de acomodar milhares de delegações visitantes, tripulação, fãs e jornalistas; as infraestruturas; e a oferta cultural da cidade anfitriã, refletindo a vitória da Ucrânia em 2022", acrescenta a nota.
Liverpool will host #Eurovision 2023 on behalf of Ukraine…and it’s gonna be proper boss
— Eurovision Song Contest (@Eurovision) October 7, 2022
🇬🇧🇺🇦 Find out all about Liverpool 2023 right here: https://t.co/a1zGojGfbr pic.twitter.com/hCrSYkMAsO
No total, sete cidades foram consideradas para organizar o certame - Glasgow, Liverpool, Birmingham, Leeds, Manchester, Newcastle e Sheffield - mas apenas Glasgow e Liverpool ficaram como finalistas.
No final de setembro, a emissora estatal britânica BBC, responsável por transmitir o festival, revelou que as cidades finalistas foram escolhidas devido à sua oferta geral mais forte.
“A Eurovisão é um evento bastante complexo. Liverpool e Glasgow têm mais força em termos de oferta”, afirmou Phil Harrold, diretor do comité de seleção da BBC. “Estamos determinados a fazer com que a Eurovisão 2023 reflita tanto a vitória da Ucrânia, como que seja um evento no qual todo o Reino Unido possa participar”.
Esta é a oitava vez que o Reino Unido recebe e organiza o Festival. Quatro destas vezes foram em Londres e nas cidades de Edimburgo, Brighton, Harrogate e Birmingham, que foi a última em 1998.
A União Europeia de Radiodifusão (UER) e a BBC revelaram, em julho, que o Reino Unido irá receber o festival no próximo ano, apesar de a Ucrânia ter vencido a edição anterior. Em causa estiveram incertezas sobre se o país teria condições para receber o evento por causa da invasão russa.
Recorde-se que a banda ucraniana Kalush Orchestra venceu a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, no dia 14 de maio, em Turim, Itália. O tema 'Stefania' arrecadou um total de 631 votos, combinados entre votos do júri e do público.
[Notícia atualizada às 19h33]
Leia Também: Zelensky acusa Rússia de ser o "Estado mais antieuropeu do mundo"