De acordo com Academia de Cinema Europeu, 'Ice Merchants' está nomeado para o prémio de melhor curta-metragem europeia e é a única de obra de animação em competição.
'Ice Merchants' é o terceiro filme de João Gonzalez e teve estreia mundial este ano na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado. Desde então, tem obtido vários prémios em contexto de festivais, nomeadamente na Austrália, México e Croácia.
Numa coprodução com Reino Unido e França, o filme tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.
A partir daí, o realizador desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.
Na categoria de melhor longa-metragem europeia de animação surge o filme 'Interdito a Cães e Italianos', de Alain Ughetto, que conta com coprodução portuguesa pela Ocidental Filmes.
O filme, feito em 'stop-motion', "segue o périplo de Luigi Ughetto, que deixa Itália para descobrir 'La Merica', a terra fabulosa onde os dólares crescem nas árvores".
A Ocidental Filmes participou nas equipas de animação e finalização, na montagem e misturas de som.
O filme foi premiado no festival de Annecy, em França, e integrou ainda o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça.
Os Prémios Europeus de Cinema são uma iniciativa da Academia de Cinema Europeu, cuja 35ª. cerimónia está marcada para 10 de dezembro em Reiquiavique.
A organização irá ainda atribuir um prémio de honra, de inovação em 'storytelling', ao realizador italiano Marco Bellocchio pela minissérie 'Esterno note'.
A academia anunciou hoje os nomeados de apenas algumas categorias, estando prevista a divulgação completa de todas as áreas a 8 de novembro.
Leia Também: 'Vórtice' vence melhor curta de terror portuguesa no MOTELX