O livro "Testemunhos de Quatro Anos de Presença de Forças Nacionais Destacadas Lusas em Terras do Sol Nascente (2000 -- 2004)", é editado pela "Fronteira do Caos Editores" e mereceu o alto patrocínio da Presidência da República.
A apresentação do livro foi feita pelo embaixador Fernando D' Oliveira Neves na presença dos presidentes português, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Timor Leste, José Ramos-Horta.
Numa nota incluída na obra, datada de 20 de maio, Marcelo Rebelo de Sousa destaca que "Timor-Lorosae celebra 20 anos de existência", que coincidem com a posse do novo presidente de Timor.
"Portugal guarda também memória do contributo de tantas e tantos para que o momento agora celebrado pudesse ser realidade. Essa memória coletiva é fonte de múltiplas memórias pessoais. A presente obra guarda algumas dessas memórias e permite enriquecer a evocação tão justamente promovida", destaca.
Também a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, num texto datado de 27 de maio, considerou que a participação das Forças Nacionais Destacadas no processo de independência e consolidação do estado de Timor-Leste, naquele período, "representa, porventura, o contributo mais bem-sucedido de Portugal para esforços de paz e segurança internacional nas últimas décadas".
O chefe do Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca, numa nota prévia, classifica a obra como "cativante, exaustiva e abrangente", destacando-se pela "recolha dos testemunhos de diversas personalidades, em vários domínios de atividade, e em diferentes vertentes do envolvimento do Exército para a promoção da paz, da segurança e do desenvolvimento e bem-estar de Timor-Leste, enquanto Estado livre e independente".
"Neste contexto, de 2000 a 2004, o Exército aprontou, projetou e apoiou cerca de cinco mil e quinhentos militares, enquadrados em oito Forças Nacionais Destacadas, que mais uma vez dignificaram a história do Exército português, demonstrando espírito de sacrifício, coragem e exemplar cumprimento da missão, no esforço coletivo em prol da segurança internacional", é destacado.
O livro, com mais de 800 páginas, tem um prefácio da autoria do ex-presidente de Timor-Leste, que antecedeu Ramos-Horta, Francisco Guterres Lú Olo, e conta com contributos variados, incluindo da antiga embaixadora em Jacarta Ana Gomes.
Leia Também: Ramos-Horta pede mais investimento português, em particular farmacêutico