A peça 'O palco de Saramago' será representada na Faculdade de Filologia da universidade, em português e por atores portugueses, tendo sido encenada por Marta Ribeiro, investigadora em Artes Cénicas da Complutense e também ela portuguesa.
'O palco de Saramago', para já, tem apenas esta representação prevista, mas existe a intenção e o desejo de levar a peça a outras universidades, explicou Marta Ribeiro à agência Lusa.
Antes da representação, também na Faculdade de Filologia da Universidade Complutense de Madrid, será inaugurada a exposição "Voltar aos passos que foram dados", uma mostra fornecida pela Fundação José Saramago.
"Com a exposição 'Voltar aos passos que foram dados', com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, aceitámos o desafio do escritor e construímos uma mostra que faz uma 'viagem' pela biografia literária de José Saramago. Deduz-se daí uma 'narrativa' que nos leva a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico de um grande escritor", explica a Fundação José Saramago, na sua página da Internet, depois de recordar uma passagem do livro 'Viagem a Portugal', escrito pelo autor português.
"É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já", escreveu Saramago, no final de 'Viagem a Portugal'.
A 'jornada Centenário de José Saramago', na Universidade Complutense de Madrid, é da responsabilidade do Departamento de Estudos Românicos, Franceses, Italianos e de Tradução da Faculdade de Filologia e a organização coube a Marta Ribeiro e às professoras da instituição Sandra Teixeira de Faria e Maria Colom Jimenez.
A iniciativa conta com a colaboração da Fundação José Saramago.
José Saramago completaria hoje 100 anos.
Leia Também: Melhor maneira de celebrar Saramago é "perpetuar a sua obra", diz Costa