O criador de 'Fado Novembro' participa, na próxima semana, nos dias 3 e 4 de fevereiro, no festival La Folle Journée, em Nantes, no norte de França, o festival que, até 2006, teve parceria portuguesa com a Festa da Música do Centro Cultural de Belém. No dia 3, Duarte atua na Sala Antoine Saint-Exupéry e, no dia seguinte, na Sala Novalis.
Duarte é acompanhado nesta digressão pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, e João Filipe, na viola.
Em março, no dia 11, Duarte canta em Anjou, no noroeste de França, e, no primeiro de abril, o criador de 'ReViraVolta' (Duarte) estará no Fórum Lisboa, num espetáculo evocativo do 'cantautor' Adriano Correia de Oliveira (1942-1982).
No dia 27 de abril, Duarte já estará no Reino Unido, para atuar na igreja paroquial de Clun, Shropshire, no centro de Inglaterra, junto à fronteira com o País de Gales, e, no dia seguinte, subirá ao palco do Hexagon Theatre, em Birmingham.
No dia 29, participa no Festival La Línea de Londres, dedicado à música latina. O cartaz da edição deste ano, além de Duarte, conta com Jorge Drexler, Emicida, Suzana Baca, New Regency Orchestra e Chica Charcos, entre outros músicos.
No dia seguinte, o fadista atua na igreja de Speldhurst, no sul de Inglaterra.
Em maio, no dia 13, canta no Museu da Córsega, em Corte, na ilha francesa da Córsega.
O mais recente álbum de Duarte, "No Lugar Dela", saiu em março de 2021, e nele o fadista canta "Algemas" (Álvaro Duarte Simões), do repertório de Amália Rodrigues, e evoca a "misteriosa poetisa portuense" Leonor de Almeida.
À agência Lusa, quando da edição do álbum, disse que este "combate a malícia dos dias".
Duarte, natural de Évora, foi distinguido em 2006 com o Prémio Amália Rodrigues/Revelação.
Leia Também: Carminho apresenta novo álbum em novembro nos Coliseus de Lisboa e Porto