'Ice Merchants' de João Gonzalez falha Óscar de Melhor Curta de Animação
O filme "The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse", de Peter Baynton e Charlie Mackesy, conquistou esta noite o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, na 95.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
© D.R.
Cultura Óscares
"Ice Merchants", de João Gonzalez, o primeiro filme português nomeado para os Óscares de Hollywood, encontrava-se nesta categoria com "The Flying Sailor", de Amanda Forbis e Wendy Tilby, "My Year of Dicks", de Sara Gunnarsdóttir, e "An Ostrich Told Me the World Is Fake, and I Think I Believe It", de Lachlan Pendragon.
Em entrevista à agência Lusa, no domingo, João Gonzalez, que também compôs a banda sonora de "Ice Merchants", disse que "esta nomeação já foi uma vitória enorme".
"Nós, acima de tudo, já estamos felizes por termos chegado até aqui e o mais importante é que, seja qual for o desenlace que saia naquele envelope, vai ser um dia de celebração para a equipa toda", afirmou Gonzalez.
O cineasta português acrescentou na altura que um dos favoritos à vitória era exatamente "The Boy, the Mole, the Fox and the Horse", que tem J.J. Abrams como um dos produtores e a Apple TV+ por distribuidora.
Na cerimónia desta noite, "A Oeste Nada de Novo" conquistou mais dois Óscares, o Óscar de Melhor Cenografia/Direção Artística e de Melhor Banda Sonora, do compositor Volker Bertelmann, elevando para quatro as estatuetas já conquistadas, depois de Melhor Fotografia e de Melhor Filme Internacional.
Nas nomeações para Melhor Banda Sonora estava John Williams, de novo nomeado por um filme de Steven Spielberg, "Os Fabelmans". Williams é detentor de cinco Óscares de Melhor Banda Sonora, para filmes como "ET" e "A Lista de Schindler".
"A Oeste Nada de Novo" partiu para os Óscares com oito nomeações, entre as quais a de Melhor Filme.
Até agora, é o filme com mais Óscares conquistados, depois de "Tudo ao Mesmo Tempo em Todo o Lado", com os óscares de melhores atores secundários atribuídos a Jamie Lee Curtis e Ke Huy Quan.
O Óscar de Melhores Efeitos Especiais foi para "Avatar: O Caminho da Água".
Os Óscares celebram esta noite a 95.ª edição, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
"Tudo ao Mesmo Tempo em Todo o Lado", uma produção independente de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera este ano a corrida, com 11 nomeações, congregando as de Melhor Filme e Realização, assim como as categorias de representação.
Para o Óscar de Melhor Filme, o último a ser anunciado, estão também nomeados "Os Espíritos de Inisherin" (Martin McDonagh), "Os Fabelmans" (Steven Spielberg), "Tár" (Todd Field), "Top Gun: Maverick" (Joseph Kosinski), "Elvis" (Baz Luhrmann), "Avatar: O Caminho da Água" (James Cameron), "A Voz das Mulheres" (Sarah Polley) e "Triângulo da Tristeza" (Ruben Ostlund), além de "A Oeste Nada de Novo" (Edward Berger).
Para o Óscar de Melhor Realização competem Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Ostlund.
[Notícia atualizada às 02h35]
Leia Também: Óscar de Melhor Filme Internacional para o alemão 'A Oeste Nada de Novo'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com