Tymofii Muzychuk, um dos membros da banda ucraniana Kalush Orchestra - que, em 2022, venceu o Festival Eurovisão da Canção -, disse acreditar que "um dia" o concurso será realizado na Ucrânia, "imediatamente após a vitória da guerra".
A Ucrânia, recorde-se, deveria ser anfitriã da 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, após ter vencido no ano passado. No entanto, devido às inseguranças em torno da invasão russa, a União Europeia de Radiodifusão (UER) anunciou que o festival seria organizado pelo Reino Unido, o segundo classificado de 2023.
"É claro que gostaríamos que a Eurovisão fosse organizada pela Ucrânia, mas por enquanto é impossível", referiu, citado pelo jornal britânico The Guardian, dias antes de voltar a subir ao palco da Eurovisão.
"Ao mesmo tempo, estamos muito contentes e satisfeitos por o Reino Unido ter assumido a responsabilidade de acolher a Eurovisão em nome da Ucrânia", acrescentou.
Sobre a final do concurso, manifestou-se satisfeito com a inclusão de "costumes e da cultura ucraniana" e com a participação de "diferentes cantores e artistas ucranianas", como é o caso da banda Go_A, que representou a Ucrânia em 2020 e 2021; Jamala, vencedora do festival em 2016; Verka Serduchka e Tina Karol, que representaram o país em 2007 e 2006, respetivamente.
No entanto, espera que "um dia" a Eurovisão regresse à Ucrânia. "Não temos dúvidas de que um dia a Eurovisão será organizada na Ucrânia, e esperamos que isso aconteça imediatamente após a nossa vitória nesta guerra", frisou.
Recorde-se que a banda ucraniana Kalush Orchestra venceu a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, no dia 14 de maio, em Turim, Itália. O tema 'Stefania' arrecadou um total de 631 votos, combinados entre votos do júri e do público.
No próximo sábado, 13 de maio, realiza-se a final da Eurovisão, para a qual a cantora portuguesa Mimicat se apurou na noite de terça-feira.
Além de Portugal, apuraram-se ainda a Croácia, Moldova, Suíça, Finlândia, República Checa, Israel, Suécia, Sérvia e Noruega. De fora ficaram Malta, Letónia, Irlanda, Azerbaijão e Países Baixos.
Na quinta-feira, 11 de maio, serão apurados outros dez novos finalistas, que se irão juntar no sábado à Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Ucrânia.
Leia Também: Música, dança, caos e brilhos. Assim foi a 1.ª 'semi' da Eurovisão