O Luxemburgo vai voltar a participar no Festival Eurovisão da Canção já na próxima edição, em 2024. O anúncio foi feito esta sexta-feira, na véspera da final do concurso deste ano.
O regresso acontece 30 anos após a última participação do Grão-Ducado, em 1993, e 40 anos após a última vitória, em 1983.
“Estamos muito satisfeitos por voltar a acolher o Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção ao fim de 30 anos. O país tem um dos registos mais bem sucedidos do concurso, com cinco vitórias só nas primeiras três décadas do concurso. Estamos ansiosos por trabalhar com a RTL no seu regresso ao maior evento de música em direto do mundo em 2024”, anunciou o diretor-executivo da Eurovisão, Martin Österdahl.
Com cinco vitórias, o Luxemburgo é o terceiro país mais bem sucedido do concurso, ao lado de França, Países Baixos e Reino Unido, que ficam atrás apenas da Suécia (6) e da Irlanda (7).
A estação luxemburguesa RTL já anunciou que irá transmitir todos os espetáculos da próxima edição em direto e, em julho, serão anunciadas as informações sobre o processo de seleção dos candidatos para representar o país.
Recorde as dez melhores participações do Luxemburgo:
Enquanto o Luxemburgo não regressa ao concurso, espera-se amanhã, sábado, a final da edição deste ano, que se realiza em Liverpool, no Reino Unido. A portuguesa Mimicat, que interpreta ‘Ai Coração’, apurou-se na primeira semifinal e vai ser a segunda a subir a palco.
Leia Também: Bandas, divas e solitários. A 2.ª semifinal da Eurovisão em imagens