Adeus de Harrison Ford a 'Indiana Jones' dececiona nas bilheteiras
O filme é o segundo 'flop' seguido de Hollywood nas bilheteiras, mas o verão promete uma corrida aos cinemas.
© Mike Marsland/WireImage
Cultura Cinema
A festa de despedida de Harrison Ford do papel de 'Indiana Jones' não está a correr como previsto. O quinto filme da saga, intitulado 'Indiana Jones e o Marcador do Destino', está a ser um fracasso nas bilheteiras e as receitas da primeira semana do 'blockbuster' nos cinemas ficaram-se pelos 130 milhões de dólares (cerca de 119 milhões de euros).
Nos Estados Unidos, o filme conseguiu angariar apenas 60 milhões de dólares (quase 55 milhões de euros), abaixo dos números da anterior megaprodução de Hollywood, o 'The Flash', que estreou no mês de junho
O filme continua a ser o mais visto nos Estados Unidos desde quinta-feira, mas esperava chegar a números bem mais elevados. Segundo o site Deadline, a produção protagonizada por Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge (conhecida pelo seu papel em 'Fleabag') custou cerca de 300 milhões de dólares (quase 275 milhões de euros).
Por comparação, o mais recente filme de animação 'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso' conseguiu mais de mais de 110 milhões de euros nos EUA no primeiro fim de semana.
O Deadline comenta que o resultado "desastroso" do 'Indiana Jones e o Marcador do Destino' se deve, em parte, à sua estreia no festival de Cannes, que foi marcada por críticas que avaliaram negativamente o filme. A este fator junta-se uma falta de entusiasmo em torno de uma franquia que perdeu muito interesse depois de 'Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal', de 2008, especialmente comparando com outros filmes que revisitaram papéis de ação nostálgicos, como o recente 'Top Gun Maverick'.
No site Rotten Tomatoes, a última aventura de Harrison Ford no papel do arqueólogo Indiana Jones está avaliada em 68% pelos críticos e 88% pelo público geral.
Apesar da estreia pouco abonatória do filme, Hollywood ainda tem motivos para sorrir este verão. A 20 de julho, a comédia sobre a figura da 'Barbie' e o blockbuster 'Oppenheimer', sobre a invenção da bomba atómica, prometem protagonizar uma batalha nas bilheteiras, com as campanhas de marketing de ambos os filmes a aproveitarem a grande diferença entre os seus conteúdos e os debates nas redes sociais para criar um dos verões mais antecipados dos últimos anos do cinema norte-americano.
Leia Também: Ansioso pelo novo 'Indiana Jones'? Há uma forma de ver os outros filmes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com