O presidente do Museu Britânico, George Osborne, apontou que algumas das duas mil peças que foram roubadas do museu, em Londres, no Reino Unido, já foram recuperadas.
"Posso dizer-vos hoje que já começámos a recuperar algumas das peças roubadas", explicou, em declarações ao programa Today, da BBC Radio 4, acrescentando que poderia ter sido prevenido.
"Acreditamos que fomos vítimas deste roubo durante um longo período de tempo e, francamente, poderia ter sido feito mais para o prevenir", admitiu Osborne, citado pela Sky News.
O presidente da prestigiada instituição cultural deu ainda garantias de que "toda esta confusão ia ser esclarecida". Uma investigação independente vai analisar como é que o museu ignorou alguns dos sinais de alerta, apesar de terem sido avisados por um vendedor de antiguidades, em 2021, para o facto de os itens estarem a ser vendidos no eBay.
As declarações surgem depois de o diretor do museu, Hartwig Fischer, ter anunciado a sua demissão do cargo. Osborne aceitou a sua demissão, reiterando que "nunca ninguém duvidou da integridade de Hartwig, da sua dedicação ao seu trabalho ou do seu amor pelo museu".
Leia Também: Diretor do Museu Britânico demite-se após roubo de peças da instituição