A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) apresentou, esta segunda-feira, os 20 autores escolhidos para as músicas do Festival da Canção 2024, que irá marcar o 60.º aniversário do certame.
Os autores das músicas irão tentar representar Portugal na 58.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorre em Malmo, na Suécia, a 7, 9 e 11 de maio.
No total, 14 autores foram convidados pela estação pública e os restantes seis foram escolhidos através da Livre Submissão de Canções "que esteve aberta ao público entre 7 de agosto e 15 de outubro".
Saiba, por ordem alfabética, quem são os 20 autores:
- Bispo
- Buba Espinho
- Cristina Clara
- FILIPA (Livre submissão)
- Huca
- Iolanda
- João Borsch
- João Couto (Livre submissão)
- LEFT. (livre submissão)
- Leo Middea
- Maria João
- MELA (Livre submissão)
- Mila Dores
- Nena
- NOBLE
- No Maka
- Perpétua
- Rita Onofre (Livre submissão)
- Rita Rocha (Livre submissão)
- Silk Nobre
Em comunicado, a RTP lembrou que o seu programa "de entretenimento mais antigo" comemora 60 anos e que "ao longo dos anos, os métodos de escolha do representante de Portugal na Europa foram mudando, mas o objetivo foi sempre o mesmo: escolher a melhor das canções".
"Em fevereiro de 1964, nasceu o 'Grande Prémio TV da Canção Portuguesa'. Escolhia-se então a primeira canção portuguesa candidata ao Eurovision Song Contest que tinha sido criado em 1956. Na segunda parte da década de 70, o concurso mudava de nome quase anualmente: 'Uma canção para a Europa', 'As sete canções' ,'Uma canção portuguesa' até que em 1979 passou a chamar-se 'Festival RTP da Canção'. A 7 de março de 1980, em direto do Teatro São Luiz, assiste-se pela primeira vez a uma vitória colorida. O Festival RTP da Canção marca o arranque das emissões regulares a cores da RTP", recordou.
Sublinhe-se que a Suécia ganhou o 'direito' em organizar a 68.ª edição do festival, após Loreen ter vencido a edição deste ano com 'Tattoo', com um total de 583 pontos. Esta foi a segunda vez que a cantora sueca ganhou a Eurovisão, tornando-se a primeira mulher a vencer o festival duas vezes. Em 2012, fê-lo com 'Euphoria'.
Esta será a sétima vez que a Suécia acolhe o concurso e o evento decorrerá em Malmo.
Leia Também: Já é conhecida a música que Portugal vai levar à Eurovisão Júnior