Iniciativa do grupo amador "oTAL" - Oficina de Teatro de Alvaiázere, que integra a Associação de Cultura Alva Canto, a mostra pretende aproveitar e potenciar o trabalho feito pelas escolas no concelho nas últimas décadas, explicou à agência Lusa o encenador João Caetano.
"O teatro tem tradição no nosso agrupamento de escolas: já há mais de 20 anos que há um clube de teatro e, neste momento, no agrupamento, temos 90 alunos a ter teatro, desde o 5.º ano até o 12.º. Chegou uma altura em que achámos que era um bocado um desperdício de trabalho e de investimento", afirmou o responsável pelo "oTAL".
O próprio grupo amador nasceu para permitir a continuidade a quem quer fazer teatro após o 12.º ano, lembrou João Caetano.
A 1.ª Mostra de Teatro de Alvaiázere surge, assim, como forma de "começar a divulgar este grupo de teatro e criar uma rede de intercâmbio com outros grupos amadores, principalmente os grupos da região".
Nesta edição de estreia, além de "oTAL", apresentam-se grupos de Pombal, Tomar e de Ansião.
Em Alvaiázere, onde raramente é apresentado teatro de fora - "teatro aqui, basicamente só o do 'oTAL' e espetáculos dos grupos de escola" -, a expectativa é grande para perceber a reação do público.
"Um dos objetivos desse grupo de teatro na escola é criar público, porque nós sabemos que a maior parte deles não vão continuar a fazer teatro ou não vão ter também o objetivo de fazer teatro profissionalmente e nem sequer amador. Mas, pelo menos, [pretendemos] criar público, gente que gosta de ir ao teatro", disse o encenador.
E, de facto, "ano após ano tem havido cada vez mais gente a ir ao teatro e a expectativa é a de que venham também agora assistir a estes espetáculos", concluiu João Caetano.
A 1.ª Mostra de Teatro de Alvaiázere começa no sábado, com "O amigo do sr. Governador Civil", pelo Teatro Olimpo.
No dia 09 de março, o Ultimacto, de Cem Soldos, Tomar, leva a Alvaiázere "Al Pantalone".
O terceiro ato da mostra é por conta do grupo da casa, oTAL, que leva à cena "Porque choram estes meus olhos", no dia 16 de março.
A fechar a mostra, o Teatro Amador de Pombal apresenta a sua mais recente produção, "Luz", no dia 23 de março.
Todas as peças de teatro vão à cena no auditório da Casa da Cultura de Alvaiázere, com início às 21:00.
Leia Também: "'Primavera' é sobre liberdade e confiança num futuro mais solar"