O festival 'Abril Dança Coimbra' encontra-se a decorrer em Coimbra, em quatros equipamentos culturais do concelho - o Convento São Francisco (CSF), a Oficina Municipal do Teatro (OMT), o Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).
De acordo com um comunicado no site da Universidade de Coimbra, este ano o festival decorreu desde 5 de abril até ao dia de amanhã, 29 de abril, em que se celebra o Dia Mundial da Dança.
Segundo a nota, "mantém-se a parceria de extensão com o Festival Dias da Dança", tendo sido apresentados novos criadores, tais como como Marta Cerqueira, Catarina Miranda ou nomes da nova dança portuguesa, como Né Barros", com "estreias absolutas" de 'SUPER!', de Miguel Pereira, e 'Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio', de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão. Além disso, assistiu-se à antestreia de 'ΛƬSUMOЯI', de Catarina Miranda.
O festival, organizado pelo Convento São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra, TAGV/UC, O Teatrão e A Escola da Noite, partiu "de um interesse comum pela dança contemporânea, reconhecendo o lugar central que esta ocupa na renovação da linguagem das artes performativas nas últimas décadas", lê-se ainda.
Leia Também: Festival de Annecy dedica 7 programas ao cinema de animação de Portugal