Um quadro recém-autenticado do pintor italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio, que durante muitos anos foi considerado perdido, vai agora estar em exposição no Museu do Prado, em Madrid, Espanha. A obra vai poder ser vista pelo público já a partir de terça-feira.
'Ecce Homo' retrata o governador romano Pôncio Pilatos a apresentar Jesus Cristo às multidões, antes de ser crucificado. Esta obra é uma das cerca de 60 conhecidas do mestre italiano, mas quase escapou à atenção do mundo.
A descoberta aconteceu em abril de 2021, quando o governo espanhol mandou suspender um leilão da obra e proibiu a sua exportação depois de o Museu do Prado ter alertado de que poderia tratar-se de um Caravaggio.
Até então pensava-se que o autor era um discípulo do pintor espanhol chamado José de Ribera e que o quadro ia ser leiloado com um preço inicial de 1.500 euros - sendo que uma obra de Caravaggio pode ascender às dezenas de milhões de euros.
Agora, três anos depois, o quadro vai ser exposto pela primeira vez desde que foi autenticado. Até outubro fará parte de uma coleção especial e depois será movido para a coleção permanente do museu durante mais quatro meses.
A exposição será inaugurada na terça-feira, 28 de maio, e o quadro 'perdido' poderá ser visto até 23 de fevereiro de 2025.
Leia Também: Museu do Prado confirma que reencontrou obra perdida de Caravaggio