Obra 'perdida' de Caravaggio exposta pela primeira vez no Museu do Prado

Foi recentemente autenticada pelo museu e poderá ser visto até fevereiro de 2025.

Notícia

© Eduardo Parra/Europa Press via Getty Images

Notícias ao Minuto
27/05/2024 16:11 ‧ 27/05/2024 por Notícias ao Minuto

Cultura

Pintura

Um quadro recém-autenticado do pintor italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio, que durante muitos anos foi considerado perdido, vai agora estar em exposição no Museu do Prado, em Madrid, Espanha. A obra vai poder ser vista pelo público já a partir de terça-feira.

'Ecce Homo' retrata o governador romano Pôncio Pilatos a apresentar Jesus Cristo às multidões, antes de ser crucificado. Esta obra é uma das cerca de 60 conhecidas do mestre italiano, mas quase escapou à atenção do mundo.

A descoberta aconteceu em abril de 2021, quando o governo espanhol mandou suspender um leilão da obra e proibiu a sua exportação depois de o Museu do Prado ter alertado de que poderia tratar-se de um Caravaggio.

Até então pensava-se que o autor era um discípulo do pintor espanhol chamado José de Ribera e que o quadro ia ser leiloado com um preço inicial de 1.500 euros - sendo que uma obra de Caravaggio pode ascender às dezenas de milhões de euros.

Agora, três anos depois, o quadro vai ser exposto pela primeira vez desde que foi autenticado. Até outubro fará parte de uma coleção especial e depois será movido para a coleção permanente do museu durante mais quatro meses.

A exposição será inaugurada na terça-feira, 28 de maio, e o quadro 'perdido' poderá ser visto até 23 de fevereiro de 2025.

Leia Também: Museu do Prado confirma que reencontrou obra perdida de Caravaggio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas