O Rock Nordeste é uma iniciativa da Câmara de Vila Real, com programação da promotora Rock With Benefits e produção da Fafmusica.
A organização disse hoje, em comunicado, que o festival "celebra a diversidade da música lusófona, oferecendo concertos de entrada livre".
Além disso, os promotores destacam que a edição de 2024 faz uma "aposta clara em talentos da cidade de Vila Real, incluindo Emmy Curl, Can Cun, e o vocalista de Conferência Inferno, Francisco Lima".
Emmy Curl, cujo nome de batismo é Catarina Miranda Trindade, lançou o primeiro álbum em 2007 e, em 2023, apresentou o terceiro álbum, "Pastoral".
A banda Can Cun nasceu em 2014, junta Bruno André Azevedo (voz e guitarra), Bruno Coelho (bateria), Daniela Azevedo (teclados) e Jorge Simões (baixo), mistura sonoridades que vão desde o dream pop, o 'shoegaze' e o rock psicadélico e "In Bloom" é o seu mais recente trabalho.
Os Conferência Inferno são apresentados pela organização como "os maiores especialistas das práticas negras do rock elétrico em Portugal", condição que expõem no novo álbum "Pós-Esmeralda".
Mallu Magalhães, cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira, vai apresentar em Vila Real o seu mais recente trabalho "Esperança".
A banda Paus surge agora com o Caos, com uma nova forma, um novo disco e um novo espetáculo e, em 2023, a Hélio Morais, Fábio Jevelim, Makoto Yagyu e Quim Albergaria, juntaram-se Iúri Oliveira nas percussões, João Cabrita nos sopros e Iguana Garcia na guitarra.
Desde 2014, que o Rock Nordeste se realiza no Parque Corgo, na cidade de Vila Real, e os concertos repartem-se entre o palco parque e o palco teatro.
O parque estende-se entre o rio Corgo e o Teatro Municipal, que disponibiliza o auditório exterior para o evento que, segundo a organização, atrai cada vez mais público.
Leia Também: Festival Zigurfest regressa em julho a Lamego "livre como nunca"