A banda britânica The 1975 está a ser processada pela organização do Festival Good Vibes, realizado em Kuala Lumpur, após o vocalista Matty Healy ter beijado o baixista Ross MacDonald e criticado as leis anti-LGBT do governo da Malásia.
O protesto ocorreu em julho de 2023 e levou ao cancelamento do Festival Good Vibes, que pede agora uma indemnização de 1,9 milhões de libras (cerca de 2,2 milhões de euros) no Supremo Tribunal do Reino Unido por violação das regras.
No processo judicial, citado pela BBC, a organização afirma que a banda e a sua equipa estavam cientes das regras aplicáveis aos artistas, mas decidiu "agir de uma forma que pretendia violar as diretrizes" com um "setlist completamente diferente" e um "discurso provocador.
A Future Sound Asia, empresa responsável pelo festival, cita ainda o "longo e fingido abraço apaixonado" com MacDonald que, segundo o processo, tinha "a intenção de causar ofensa e violar os regulamentos".
A empresa lembrou ainda as diretrizes da Agência Central da Malásia para a Aplicação de Filmagens Estrangeiras e Atuação de Artistas Estrangeiros, que proíbem "beijar, beijar um membro do público ou realizar tais ações entre si".
Sublinhe-se que o festival foi imediatamente cancelado pelo governo ultraconservador da Malásia, que baniu o grupo do país e apertou o certo a grupos e organizações de defesa dos direitos da comunidade LGBTI+.
No evento, Matty Healy beijou prolongadamente o baixista da banda, depois de um longo e explícito discurso contra as leis anti-LGBTI+ aplicadas no país.
"Cometi um erro. Quando estávamos a marcar concertos, não aprofundei sobre o assunto. Não percebo o ponto de convidar os The 1975 para um país e dizer-nos com quem é que podemos ter sexo", disse.
Recorde o momento no vídeo abaixo:
U.K. band The 1975 is under fire after frontman Matty Healy made remarks about Malaysia's strict anti-LGBTQ+ laws and a same-sex kiss onstage at a Malaysian music festival Friday. The remainder of the Good Vibes festival was canceled by the Malaysian government Saturday. pic.twitter.com/yrikesriXD
— Newsweek Entertainment (@NewsweekCulture) July 24, 2023
Leia Também: Mia Couto pede "medidas severas" contra agressores da escritora