A Residência, em parceria com a direção regional de Cultura dos Açores, deverá ocorrer entre 15 de dezembro de 2024 e 15 de maio de 2025 e são elegíveis autores e autoras de língua portuguesa, com obra publicada.
O programa Residência de Escrita de Poesia tem por objetivo "a promoção da escrita de poesia através da estadia de um/a autor/a de língua portuguesa, com obra publicada, durante o período de um mês, na ilha de São Miguel, Açores, para que se possa dedicar exclusivamente à escrita de poesia", lê-se no regulamento enviado à agência Lusa.
Segundo uma nota de imprensa do museu de literatura, instalado na morada onde Fernando Pessoa viveu durante 15 anos, o autor selecionado terá uma comparticipação financeira no valor de 2.220 euros, para cobrir viagem e despesas ao longo do mês de Residência.
Durante um mês poderá dedicar-se exclusivamente à escrita de poesia e partilhar a sua experiência.
A entidade de acolhimento desta primeira edição é a direção regional de Cultura dos Açores, mais concretamente a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O programa Residência de Escrita de Poesia é uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa e e está integrada na programação daquele museu de literatura para a promoção da escrita de poesia, "alinhada estrategicamente com o objetivo de apoio ao circuito da poesia portuguesa contemporânea", lê-se no regulamento.
Ainda segundo o regulamento, a pessoa selecionada compromete-se a participar em três programas públicos de apresentação da sua experiência, participar em duas sessões na área geográfica onde ocorre a Residência, quer sejam mesas-redondas ou sessões de leituras numa escola, universidade ou numa Biblioteca local".
Por outro lado, e depois de finalizada a Residência, deve participar numa sessão na Casa Fernando Pessoa, em que apresentará a sua experiência como escritor/a e leitor/a de poesia e falará sobre o trabalho realizado.
Os interessados deverão enviar as suas propostas por correio eletrónico para o endereço propostas@casafernandopessoa.pt até 15 de novembro de 2024.
O selecionado será escolhido a 30 de novembro deste ano.
A análise das candidaturas e a seleção são asseguradas por um júri formado por três pessoas: Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa, Iva Matos, diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e Ana Paula Tavares, poeta.
Localizada em Lisboa, a Casa Fernando Pessoa, imóvel que foi habitado pelo escritor nos últimos 15 anos de vida, é um museu de literatura tutelado pela empresa municipal Lisboa Cultura/EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, constituída pelo município de Lisboa.
O espaço tem uma exposição em três pisos, sobre a vida e obra do poeta e uma biblioteca especializada em poesia mundial.
A missão da Casa Fernando Pessoa "é partilhar e gerar conhecimento sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, e promover a reflexão e o debate sobre o poder da literatura e os efeitos transformadores da leitura", destaca o museu.
Leia Também: Banda desenhada sobre o poeta Fernando Pessoa é editada em França