Sobrevivente do ataque do Hamas vai representar Israel na Eurovisão

Yuval Raphael sobreviveu ao ataque do Hamas no festival de música Nova após se esconder debaixo de cadáveres. A música que levará à Eurovisão será divulgada em março. 

Notícia

© The Rising Star, Channel Keshet 12/Handout via REUTERS

Márcia Guímaro Rodrigues
23/01/2025 09:15 ‧ há 5 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Eurovisão

Yuval Raphael, uma jovem de 24 anos que sobreviveu ao ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023, venceu o concurso 'Hakochav Haba', também conhecido como 'Rising Star', e vai representar Israel na 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, na Suíça.

 

Segundo o jornal The Times of Israel, a cantora conquistou os votos dos jurados e do público na final do concurso, que se realizou na quarta-feira, após interpretar temas como 'Dancing Queen', dos Abba, e 'Writing's on the Wall', de Sam Smith. 

Na sua primeira audição, que pode ver no vídeo abaixo, Yuval Raphael interpretou a canção 'Anyone' de Demi Lovato, obtendo a pontuação mais elevada da temporada.

A música que levará à Eurovisão será escolhida por um comité da estação estatal israelita Kan em fevereiro e divulgada em março. 

Yuval Raphael é uma das sobreviventes do ataque do Hamas no festival de música Nova, onde morreram centenas de pessoas. A cantora estava com amigos quando militantes do grupo islamita invadiram o local - e sobreviveu escondendo-se debaixo de cadáveres num abrigo. 

Na final do 'Hakochav Haba', afirmou que "a música é um dos ingredientes mais fortes no meu processo de cura".

Em março, juntou-se ao Instituto de Justiça de Jerusalém (JIJ), uma organização de direitos humanos sem fins lucrativos, e testemunhou sobre o ataque perante a Organização das Nações Unidas, em março de 2024. 

"Não estou aqui para fazer declarações políticas. Estou aqui para abrir o meu coração. A 7 de outubro estava com os meus amigos no festival de música Nova, a cinco quilómetros de distância da fronteira com Gaza. A noite começou com alegria e festa e, de repente, o meu mundo desabou e eu estava em perigo", recordou.

A jovem recordou que procurou "refúgio" num abrigo anti-bombas após os "terroristas" começarem a "disparar indiscriminadamente e a atirar granadas".

"Encurralada e a temer pela minha vida, testemunhei horrores indescritíveis. Amigos e estranhos foram feridos e mortos à frente dos meus olhos. Quando os corpos dos que foram assassinados caíram sobre nós, percebi que esconder-me debaixo deles era a única maneira de sobreviver", testemunhou. 

O Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se entre 13 e 17 de maio, em Basileia, na Suíça, após a vitória de Nemo, com 'The Code', na edição do ano passado. 

Leia Também: "Diminuição do interesse". Moldova desiste de participar na Eurovisão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas