"Kenton Thatcher: 30 Anos de Fotografia" dá título à exposição que terá lugar na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), em Lisboa, entre 25 de março e 19 de abril, segundo a produção.
Thatcher veio para Portugal com 18 anos e começou a trabalhar como fotógrafo profissional para agências de publicidade e de moda, entre o Algarve e a capital, acabando por fixar-se definitivamente no país.
Mais tarde começou a fazer retratos de figuras públicas, desde realizadores, políticos, atletas e artistas como a pintora Paula Rego, os presidentes da República Jorge Sampaio e Marcelo Rebelo de Sousa, o futebolista Cristiano Ronaldo, o treinador de futebol José Mourinho, mas também estrangeiros famosos como Sting, George Michael, ou o estilista Karl Lagerfeld.
O ator Joaquim de Almeida, o músico Rui Veloso, os cantores Camané e Marco Paulo, o arquiteto Álvaro Siza, o ex-primeiro-ministro Durão Barroso foram outros dos muitos retratados pelo fotógrafo.
A mostra tem como objetivo recordar três décadas de trabalho do fotógrafo "ao longo dos quais tentou captar a essência das mais distintas personalidades, rostos que a memória imortalizará, e que compõem a identidade de Portugal", sublinha a produção.
A atriz Rita Blanco, a artista plástica Joana Vasconcelos, o grupo de música Xutos&Pontapés e o cantor Carlos do Carmo são outros dos rostos que marcam o percurso criativo de Kenton Thatcher.
Leia Também: Biblioteca de Albergaria-a-Velha com mais livros requisitados em 2024