Editora Pato Lógico volta a ser candidata a prémio europeu

A editora portuguesa Pato Lógico, focada no livro ilustrado, está nomeada para o prémio de melhor editora europeia 2025, atribuído pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália.

Notícia

© Facebook

Lusa
07/02/2025 12:39 ‧ há 2 horas por Lusa

Cultura

Livro

A Pato Lógico figura entre os candidatos aos prémios BOP 2025, divulgados pela organização daquela feira, que reconhecem os melhores projetos editoriais de livro ilustrado infanto-juvenil em diferentes áreas geográficas.

 

A editora portuguesa já esteve nomeada para o prémio BOP em 2016, em 2020 e em 2021.

O prémio foi criado em 2013, por ocasião dos 50 anos da mais relevante feira editorial especializada naquele segmento, e nesse ano o galardão foi atribuído à editora portuguesa Planeta Tangerina. Em 2019, o prémio BOP reconheceu o trabalho da Orfeu Negro.

A Pato Lógico é um projeto editorial fundado em 2010 pelo autor e desenhador André Letria e cujo catálogo conta com cerca de 80 livros ilustrados, publicados em vários mercados e que somam quase 50 prémios.

Entre as obras publicadas há ficção, biografias, livros informativos, de atividades, narrativas sem palavras, livros ilustrados em formato concertina ou como se fosse mapas geográficos.

"Como criar uma biblioteca", de Inês Fonseca Santos e André Letria, "Camilo Castelo Branco -- Amores de Perdição", de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Jorge Margarido, e "Foxy & Meg encontram um mas-mas", de Ricardo Henriques e André Letria, são três dos títulos mais recentes.

Susa Monteiro, Catarina Sobral, Ana Ventura, André da Loba, Marta Monteiro, Nicolau e Rita Canas Mendes estão entre os autores já publicados pela Pato Lógico.

A editora tem ainda serviço educativo, vertente de projetos gráficos e parcerias com organizações e outras entidades, nomeadamente a Imprensa Nacional, com a qual tem a coleção de livros ilustrados biográficos "Grandes Vidas Portuguesas".

Para o prémio BOP de melhor editora da América Central, do Sul e Caraíbas está indicado este ano o grupo editorial brasileiro Companhia das Letras, que inclui as chancelas Companhia das Letrinhas, a Pequena Zahar e Brique-Book.

Este prémio da feira de Bolonha não é monetário, mas os vencedores são escolhidos entre pares, por outras editoras e associações de promoção da leitura, conferindo reconhecimento internacional na área da literatura e ilustração para os mais novos.

Os vencedores serão anunciados durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, marcada de 31 de março a 03 de abril.

Leia Também: Filme mudo que estava perdido foi encontrado... e a culpa é do estagiário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas