Os três museus do concelho - Museu do Vinho, Museu Raul da Bernarda e Museu das Máquinas Falantes - receberam em 2024 um total de 24.705 entradas registadas, refletindo "um assinalável aumento" relativamente ao ano anterior, contabilizou a Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria.
Entre os três museus do concelho o das Máquinas Falantes, com apenas sete meses de abertura ao público, foi o que mais contribuiu para este aumento, tendo atraído 11.573 visitantes, divulgou a autarquia numa nota à imprensa.
Este museu "tem sido um verdadeiro caso de sucesso, justificando plenamente a aposta do município naquele espólio magnífico, que conta a história da tecnologia da comunicação em Portugal dos últimos 150 anos", afirmou o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, citado na mesma nota.
A Câmara destacou ainda a afluência de público ao Armazém das Artes, fundação apoiada pelo município, embora não esteja integrada na rede museológica do concelho, que atingiu 11 mil visitantes em 2024.
De entre as mostras que levaram público à fundação a Câmara de Alcobaça destacou "a exposição internacional, inserida no último Congresso Internacional de Cerâmica, organizada pelos municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha e a Academia Internacional de Cerâmica, que contou com 4.505 visitantes."
No balanço hoje divulgado, a Câmara de Alcobaça adiantou também que a rede museológica municipal irá, este ano, ser complementada com dois novos projetos.
Um deles será o Museu-Escola Frei Domingos dedicado à vida do antigo cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo (Alvorninha, Caldas da Rainha, 26 de fevereiro de 1936 -- Lisboa, 12 de março de 2014) que iniciou, naquela escola, na freguesia da Benedita, o seu percurso escolar.
O outro será o Museu da Cerâmica de Alcobaça, resultado da doação feita pelo historiador alcobacense Jorge Pereira de Sampaio da "Coleção Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio", ao município.
"Um notável espólio de cerâmica artística, composto por 2.300 peças, reunido ao longo de dezenas de décadas pelos seus pais, Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, patente na Galeria Conventual, espaço também doado e que será gerido pela autarquia, com o apoio de um conselho consultivo", pode ler-se no documento.
Leia Também: Projeto-piloto restaura 38 esculturas de retábulo do Mosteiro de Alcobaça