Está de regresso para uma nova edição o Concurso Sardinhas 2025. 'Faz, refaz e envia' é o mote que dá o arranque para a 15.ª edição, a decorrer até às 18h00 de dia 31 de março, que faz antecipar os tão aguardados Santos Populares.
O anúncio foi feito na segunda-feira pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, promotora do evento, e não coloca distinções entre participantes. Dessa forma, qualquer pessoa independentemente da idade ou nacionalidade pode enviar a sua sardinha a concurso - seja individualmente ou em coautoria.
"Estimular a participação de todas as pessoas, no país e além-fronteiras, é o objetivo desta competição que anualmente premeia a originalidade de propostas gráficas em forma de sardinha", pode ler-se na página oficial do concurso da EGEAC.
Os candidatos podem submeter até três participações na plataforma do concurso, sendo que estas não podem ter qualquer elemento identificativo da autoria ou referências a marcas, eventos ou logótipos. Além disso, o formato tem de respeitar a tradicional silhueta da sardinha.
"A originalidade, criatividade e legibilidade e adaptabilidade a diferentes materiais de comunicação serão fatores decisivos na escolha das cinco sardinhas vencedoras deste ano", aponta a promotora. Cada um dos vencedores receberá um prémio de 1500 euros.
As propostas vencedoras serão anunciadas até 31 de maio.
Leia Também: Ministério da Cultura lança bolsas de criação literária para BD e infantojuvenil