A Câmara Municipal de Castelo Branco enquanto entidade organizadora lançou o desafio ao júri do PIPAS para que, no futuro, o prémio passe a ser trilingue, contemplando também a língua inglesa.
Num comunicado enviado à agência Lusa, o presidente do município de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, justificou esta hipótese com o facto de Castelo Branco manter uma "forte ligação e amizade com a cidade inglesa de Manchester" e seria também "uma oportunidade de difundir mais a poesia de António Salvado e de alcançar um número ainda maior de concorrentes".
O presidente do júri, Alfredo Pérez Alencart, recebeu com agrado este desafio, apesar de reconhecer que "irá exigir algum trabalho", até porque "o júri terá que incorporar elementos de língua inglesa".
Este ano, foram ainda atribuídas duas menções honrosas que distinguiram a obra 'Anatomia de Uma Derrota', do português João Manuel Vilela Rasteiro, e 'Lábios Tiene El Silencio', do espanhol José Manuel Martín Portales.
Em língua castelhana, o vencedor é o poeta cubano Luiz Manuel Pérez Boitel, com a obra 'Las Tentaciones Griegas', enquanto em língua portuguesa o premiado é o poeta português Amadeu Batista, com o livro 'As Sombras Nítidas'.
Ambos recebem um prémio monetário no valor de 3.500 euros e a publicação de 30 exemplares da edição bilingue das respetivas obras.
A cerimónia de entrega dos prémios decorre em Castelo Branco, no dia 20 de julho, durante o ROIZ IV - Encontro Luso-Hispano-Americano de Música e Poesia.
Nesta quarta edição registaram-se mais de 1.300 candidatos, tendo sido selecionados cerca de 500 poemários para leitura.
O prémio em formato bienal distingue um poeta de língua portuguesa e outro de língua espanhola, com o objetivo de promover a ligação entre Castelo Branco e Salamanca, o mundo ibero-americano e os países de língua oficial portuguesa.
Este prémio literário foi criado pela Junta de Freguesia e pela Câmara de Castelo Branco, em homenagem ao poeta António Salvado.
Leia Também: Húmus traz a Guimarães Pedro Abrunhosa, Katia Guerreiro e João Tordo