Aberto concurso para apoiar A Oficina, Artemrede e Comédias do Minho

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) abriu um concurso, com uma dotação de 750 mil euros, destinado a três estruturas de "predominância municipal com reconhecido mérito cultural" - A Oficina, Artemrede e Comédias do Minho.

Notícia

© Direção-Geral das Artes

Lusa
08/04/2025 13:44 ‧ há 1 semanas por Lusa

Cultura

DGArtes

Num comunicado hoje divulgado, a DGArtes recorda que as três estruturas em questão "beneficiaram de apoio sustentado às artes durante um período assinalável", mas após a revisão da lei de Apoio às Artes, em 2021, "deixaram de reunir as condições para aceder ao Programa de Apoio Sustentado devido à sua predominância municipal".

 

A criação deste Programa de Apoio em Parceria, através de concurso limitado, é justificada com "o importante trabalho continuado e relevância do trabalho artístico desenvolvido por estas entidades, assim como o impacto que têm nos seus territórios de intervenção".

Serão convidadas a apresentar candidaturas ao concurso a A Oficina -- Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, a Artemrede -- Teatros Associados, e a Comédias do Minho -- Associação para a Promoção de Atividades Culturais no Vale do Minho.

O apoio concedido servirá para financiar atividades em Artes Performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), Artes de Rua e Cruzamento Disciplinar, nos domínios de Criação, Programação, Formação, Ações Estratégicas de Mediação, e ainda Edição, Circulação Nacional, Internacionalização e Investigação.

A Oficina, detida maioritariamente pela Câmara Municipal de Guimrães, gere vários espaços naquela cidade minhota, como o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor e a Casa da Memória.

A Artemrede, sediada em Santarém, tem como associados vários municípios das zonas Centro e Sul de Portugal, entre os quais Abrantes, Oeiras, Almada, Alcanena, Pombal, Sesimbra e Torres Vedras.

A Comédias do Minho, situada no Vale do Minho, surgiu em 2003 e envolve cinco municípios - Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Leia Também: Espaços de cinco concelhos aderem à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas