Documentário 'Eldorado' retrata imigração portuguesa no Luxemburgo

O documentário 'Eldorado', exibido hoje em ante estreia na competição oficial do Lux Film Festival, conta as histórias de emigrantes portugueses em busca do "sonho luxemburguês", um tema inédito no cinema do Grão-Ducado.

Notícia

© PixaBay

Lusa
27/02/2016 16:00 ‧ 27/02/2016 por Lusa

Cultura

Inédito

a primeira vez que a comunidade portuguesa no Luxemburgo é retratada e que pode exprimir-se num filme, mostrando as suas vidas, a sua intimidade, as suas emoções, as suas discussões e reflexões, e é muito importante para nós mostrar que são reconhecidos e que têm voz", disse à Lusa o realizador português Rui Eduardo Abreu, que assina o filme com os luxemburgueses Thierry Besseling e Loïc Tanson.

Durante três anos, os realizadores filmaram o dia-a-dia de três imigrantes portugueses e um cabo-verdiano: Fernando, eletricista recém-chegado ao país, Jonathan, um adolescente com dificuldades na escola, Isabel, que encontra trabalho a fazer limpezas, e Carlos, com problemas com a justiça.

Filmado no Luxemburgo e em Portugal, na serra da Lousada e na costa de Viana do Castelo, o documentário levou sete anos a ser concluído e vai chegar aos cinemas luxemburgueses a 16 de março, sendo exibido hoje e no domingo na competição oficial do Lux Film Festival.

O documentário, que também foi selecionado para a competição oficial do Taiwan International Documentary Festival, está a ser promovido pela produtora luxemburguesa Samsa, com projeções para a imprensa, participação dos realizadores em debates e exibição prevista nas maiores salas do país.

O jornal Le Quotidien diz que o filme retrata "sem pretensões nem evasões (...) o pesadelo dos recém-chegados, as dificuldades para encontrar casa, um emprego fixo, as relações de família, o insucesso escolar".

O Luxemburger Wort, o mais antigo diário do país, diz que o filme faz "um retrato - nem sempre lisonjeiro" da imigração portuguesa no país, mas que "reflete fielmente uma realidade palpável (...), pelo menos para quem não teme abrir os olhos".

O semanário Land elogia "as imagens incrivelmente belas (a costa rochosa de Portugal na bruma), e uma montagem em contraponto que abre a porta a novas perspetivas, como a cena no final do 'ballet' com empregadas de limpeza e trabalhadores da construção", mas critica a escolha apenas de "casos de insucesso".

À Lusa, o realizador Rui Eduardo Abreu defendeu que "o sucesso e a integração não se medem pela profissão nem pela conta bancária", e que o objetivo do documentário foi "dar voz a pessoas que não é habitual ver no grande ecrã".

"Para nós era importante mostrar o que continua a ser o trabalho da maioria dos portugueses no Luxemburgo, sem negar que haja outro tipo de histórias e pessoas com vidas mais fáceis, mas é precisamente por estas vidas não serem fáceis que quisemos dar-lhes voz", explicou.

"São pessoas que apesar das dificuldades nunca desistem, que mantêm sempre uma grande dignidade, e isso sobressai muito no filme, essa força interior e essa vontade de conseguir uma vida melhor", disse o realizador português, que chegou ao Luxemburgo com 11 anos, é licenciado em Etnologia e tem um mestrado em cinema documental.

Os realizadores esperam que o documentário ajude a mostrar uma realidade "ainda desconhecida" do público luxemburguês.

"Os luxemburgueses não conhecem necessariamente a vida de uma empregada de limpeza ou de um operário da construção. Com este filme damos finalmente acesso a uma realidade que uma boa parte do público luxemburguês ignora, através de uma perspetiva íntima, que mostra emoções universais", disse o realizador Thierry Besseling.

Os primeiros portugueses chegaram ao Luxemburgo no final dos anos 1960, rondando atualmente 100 mil, que representam cerca de 17 por cento da população.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas