Intitulada ‘Percursos. Barro Negro/ Castanho/Ferro/ Granito’, a exposição reúne 14 esculturas - sete do núcleo ‘Origem’ e sete do núcleo ‘Inspiração’ - e ainda quatro tapetes do núcleo ‘Poesia’, inspirados na obra de Fernando Pessoa.
Nesta exposição, Linde Burkhardt dá a conhecer ao público a sua reinterpretação da cerâmica negra de Molelos, do distrito de Viseu, onde conheceu estes trabalhos artesanais, quando visitava Portugal na sequência de um convite do arquitecto Álvaro Siza Vieira.
A mostra é dedicada ao arquitecto português e tem como objectivo "divulgar a cerâmica negra junto do público mais jovem através da actualização das técnicas e dos modos de produção", segundo o MUDE.
Linde Burkhardt fez várias viagens em Portugal, de autocarro e de comboio, percorrendo Trás-os-Montes e nas Beiras, e escolheu artesãos locais para dar forma às peças que tinha idealizado.
Outro aspecto da paixão da artista por Portugal é a obra de Fernando Pessoa, que a levou a desenhar quatro tapetes inspirados nas citações do poeta e dos seus heterónimos.
A exposição está organizada em núcleos que dão a conhecer as peças tradicionais e as contemporâneas: são 14 esculturas, em cerâmica e madeira, e as peças tradicionais são apresentadas em suportes que fazem lembrar pequenos altares.
Com esta apresentação das peças, a artista procura salientar a funcionalidade de cada objecto, enquanto as novas peças, desenhadas pela artista, "unem uma certa contemporaneidade à qualidade e delicadeza ancestral".
O MUDE pretende, com esta exposição, "contribuir para a consciencialização da importância de recuperar práticas e saberes seculares, desenvolvendo trabalhos inovadores e socialmente responsáveis nas áreas do design, artes e artesanato".
A exposição ‘Percursos. Barro Negro/ Castanho/Ferro/ Granito’, da artista alemã Linde Burkhardt, vai ser inaugurada na quinta-feira, às 19h00, no MUDE, onde ficará patente até 18 de Agosto.