"Na reta final de 2024, Aveiro fecha com chave de ouro a sua jornada como Capital Portuguesa da Cultura, reafirmando o seu compromisso em continuar a fazer da cultura um motor de desenvolvimento e coesão territorial", refere uma nota camarária.
A cerimónia especial do desfecho de Aveiro 2024 -- Capital Portuguesa da Cultura tem lugar hoje, com dois momentos de destaque: um recital de música clássica e um espetáculo multidisciplinar ao ar livre, ambos com entrada livre.
O evento, que conta com a presença da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, marcará também a entrega do título à cidade de Braga.
Citado na mesma nota, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, disse que se tratava da última etapa de um ano memorável que tanto tem trazido a Aveiro e à cultura portuguesa.
"Trata-se de uma questão meramente simbólica, já que a aposta na cultura se manterá como estratégica na gestão da Câmara e dos seus parceiros, querendo marcar de forma especial esse momento. Este é o momento alto da nossa programação para fazer essa transição e entrarmos de forma única em 2025", explicou o autarca.
A cerimónia, de entrada livre, terá início no Teatro Aveirense, às 16:30, com um recital de música clássica, protagonizado pela pianista Marta Menezes. Um espetáculo intitulado "Um Piano Português", que explora obras de compositores como José Vianna da Motta, Alfredo Napoleão e Luiz Costa.
Ao final do dia, às 18:00, as ruas da cidade vão transformar-se num palco a céu aberto com o espetáculo "Cenários Infinitos", uma parada artística concebida pela companhia alemã Theater Titanick, que conta com a participação da comunidade local.
"O espetáculo multidisciplinar, que convida a uma reflexão sobre a capacidade humana de imaginar e criar, irá arrancar na Praça Marquês de Pombal, passará pela Sé e pelo recém-inaugurado monumento evocativo da Muralha de Aveiro, de Siza Vieira, pela Rua do Batalhão dos Caçadores, pela Praça General Humberto Delgado / 'Pontes' -- onde se encontra a escultura de Rui Chafes criada para assinalar a Capital Portuguesa da Cultura -- e irá terminar no Rossio", refere a mesma nota.
O evento de encerramento da Aveiro 2024 -- Capital Portuguesa da Cultura contará ainda com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que receberá o testemunho de Aveiro.
Aveiro foi a primeira cidade com o título de Capital Portuguesa da Cultura, retomado por iniciativa do Ministério da Cultura, cerca de 20 anos depois de Coimbra e Faro terem sido capitais nacionais da Cultura, em 2003 e 2005, respetivamente.
As três primeiras edições da nova iniciativa cabem às finalistas vencidas da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro, Braga e Ponta Delgada), até que Évora assuma o seu título.
Leia Também: Produção de pasta de papel parada pelo 2.º dia na Navigator em Aveiro