Em antecipação à Lusa, Miguel Flor, diretor criativo do 'Espaço Bloom', avançou que pela primeira vez na história do Portugal Fashion no Porto há um dia inteiramente dedicado a novos talentos, os denominados 'bloomers'.
"É uma estratégia para que os novos designers ganhem maior visibilidade e para que o evento tenha um caráter ainda mais multidisciplinar em relação a outras artes, como a música, artes plásticas, fotografia ou arquitetura", explicou o responsável, que faz uma "balanço ultra positivo" dos seis anos de existência desta plataforma.
O primeiro dia da 39.ª edição do Portugal Fashion no Porto -- depois de o evento ter começado em Lisboa, na quarta-feira - arranca hoje pelas 15:30, no Posto de Correios conhecido por Palácio dos CTT, e o certame vai misturar-se com outras artes ao longo do dia, noite e madrugada, terminando com uma festa a partir das 23:00, com o DJ Tiago Carreia (da coletiva KLAR).
O arranque dos desfiles cabe a Beatriz Bettencourt e Olímpia Davide (esta última é uma das três vencedoras do concurso "Bloom" lançado em 2015), para depois, a partir das 16:30, decorrer o desfile das criações de Eduardo Amorim.
Inês Torcato e Davide Catalán (os outros dois vencedores do concurso de 2015), Maria Kobrock, Sara Maia, Pedro Neto, UNT e a coletiva KLAR são os restantes estilistas a apresentar-se.
O "Bloom" deste ano vai assim apresentar 10 desfiles de 10 criadores e, segundo Miguel Flor - a propósito das coleções dos três vencedores do "Bloom" -, Inês Torcato vai apresentar uma coleção mista (homem e mulher), enquanto Olímpia Davide avança com uma coleção "inteiramente feminina" e David Catalán só mostra roupa masculina.
A organização do "Bloom" deste ano quis tornar a plataforma num "festival completo", com cruzamento da moda e da música: em cada intervalo entre os 10 desfiles há música com a curadoria da PAD, uma editora e um coletivo de artistas fundado pelos membros da banda peixe:avião em janeiro de 2011.
O Portugal Fashion é um projeto da Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização -- Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O Portugal Fashion termina no próximo sábado, incluindo desfiles de Luís Buchinho e Katty Xiomara no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, além de Fátima Lopes, Elsa Barreto ou Ana Sousa na Alfândega do Porto.