Dois dias depois da comemoração do Dia Internacional da Mulher, assistiu-se a um episódio lamentável nos escalões infantis do futebol espanhol. Na Corunha, num torneio misto de futebol 8, uma menina de nove anos foi vítima de comentários machistas e vários insultos.
Num duelo entre a Sociedad Deportiva Laxe e Buño, os adeptos do Buño - maioritariamente pais dos pequenos atletas - dirigiram-se à criança com vários insultos.
"Maria-rapaz" ou "Agarra-a pelas mamas, tens medo?", foram alguns dos comentários que se ouviram das bancadas para o relvado.
Apesar das diversas chamadas de atenção de alguns adeptos, o árbitro da partida garantiu que não ouviu nenhum dos insultos, tal como refere o Mundo Deportivo.
A criança, que se recusou a terminar a partida, deixou o campo em lágrimas e perguntou à sua mãe: "O que é que se passa? As meninas não podem jogar futebol?".
"Parece impossível, não sabemos o que se passa com estes pais. Estamos envergonhados e agoniados", referiu o diretor desportivo do Laxe, em declarações à imprensa espanhola.