Os jogadores do Real Madrid só treinaram em pleno no terceiro dia do estágio de preparação, realizado em Óbidos, e Pepe admitiu mesmo que não estava a cem por cento, mas o selecionador Paulo Bento assegurou na conferência de imprensa de quinta-feira que todos os convocados estavam aptos para jogar hoje no Estádio da Luz.
Coentrão, o caso mais problemático, por estar a recuperar de uma entorse no tornozelo esquerdo, completa na lateral esquerda o habitual quarteto defensivo, composto também por João Pereira, no lado direito, e os centrais Pepe e Bruno Alves, à frente do guarda-redes Rui Patrício.
Depois de ter apresentado equipas muito "remendadas" nos dois últimos jogos do grupo F de apuramento, com Israel (1-1) e Luxemburgo (3-0), Paulo Bento recuperou não apenas o tradicional quarteto defensivo - em especial a importante dupla de centrais -, mas também o trio do meio campo e do ataque.
João Moutinho, um dos dois únicos totalistas da fase de grupos, em conjunto com Rui Patrício, Miguel Veloso, que participou em todos os 10 jogos da primeira fase de qualificação, mas não jogou os 90 minutos em todos eles, e Raul Meireles são a aposta do selecionador português para o setor intermédio.
No ataque, Ronaldo volta à titularidade, depois de ter "limpado" o registo disciplinar frente ao Luxemburgo, ao lado de Nani e do ponta-de-lança Hélder Postiga, o melhor marcador luso no grupo F - no qual Portugal terminou em segundo lugar, atrás da Rússia -, com seis golos.
Portugal recebe hoje a Suécia, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19:45 horas e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a seleção escandinava quatro dias mais tarde, a 19 de novembro, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.
O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.