Afastados da Taça de Portugal e da Taça da Liga, e com uma distância considerável para o líder, o Benfica, no campeonato nacional, o Sporting joga, esta quinta-feira, a derradeira 'cartada' na tentativa de 'salvar' a presente temporada, diante do Basaksehir, para a primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.
Pela frente, o conjunto orientado por Jorge Silas terá um dos mais jovens clubes desta competição - foi fundado há apenas 30 anos - mas também um dos que mais tem vindo a surpreender o futebol turco, ao ponto de, neste momento, se encontrar na luta pelo título.
Atento a esta eliminatória estará Hamit Altintop, antiga estrela do futebol turco, com mais de 80 internacionalizações e passagens por alguns dos maiores 'colossos' do Velho Continente, como é o caso de Real Madrid e Bayern Munique.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o agora membro da Federação turca explicou o que podemos esperar desta equipa da cidade de Istambul, e deixou uma certeza: o Sporting não terá vida facilitada...
"O primeiro jogo, em Lisboa, é muito importante para o Basaksehir. É uma equipa com muitos jogadores experientes. O treinador também foi um grande jogador e conhece bem o futebol internacional. O Sporting é favorito, claro, mas o Basaksehir não esteve mal na fase de grupos... O Basaksehir pode ser a surpresa do futebol turco", avisa.
Hamit Altintop apresenta o Basaksehir como "uma equipa muito tática", que, de resto, se deverá apresentar à imagem do seu treinador, Okan Buruk: "Não tem muita velocidade, mas tem um bom posicionamento e circula bem a bola. Não precisam de muitas oportunidades para marcar, o que é muito perigoso".
"Okan Buruk foi médio e sabe como jogar coletivamente. É uma equipa forte defensivamente, com um bom guarda-redes, mas tem também jogadores experientes no ataque, como Visca, Elia e Demba Ba. Nesta eliminatória poderá apostar mais no contra-ataque, talvez", referiu.
O Desporto ao Minuto desafiou, ainda, Hamit Altintop a apontar os favoritos à vitória na final da Liga Europa, que se encontra agendada para o próximo dia 27 de maio, na cidade polaca de Gdansk, e o ex-internacional turco não descura a hipótese de o troféu vir para Portugal.
"O Inter de Milão é um dos clubes mais importantes em prova. Mas também temos uma equipa turca, o Basaksehir, que vai jogar contra o Sporting. A AS Roma também é um clube muito importante, assim como o Arsenal e o Manchester United. Penso que o Benfica também o é. Vamos acompanhar e ver qual a melhor equipa", rematou.