Shakhtar e Benfica enfrentam-se esta quinta-feira, em jogo da 1.ª mão dos 16avos de final da Liga Europa. Nas respetivas conferências de imprensa, Luís Castro e Bruno Lage trocaram elogios, mas deixaram em evidência que querem ganhar e passar à fase seguinte da prova europeia.
O treinador do Benfica desvalorizou os recentes resultados - a equipa encarnada não ganha há três jogos consecutivos -, mas admitiu que falta alguma consistência exibicional aos jogadores.
Do lado do Shakhtar, Luís Castro acredita que Florentino Luís será a escolha de Bruno Lage para suprimir a ausência do castigado Julian Weigl.
O pontapé de saída está agendado para as 17h55.
Luís Castro em discurso direto
Período negativo do Benfica: "O Benfica não ter ganhado, não me diz absolutamente nada. Uma equipa não ganha ou perde competência porque perdeu os dois últimos ou três jogos."
Favorito: "Determinar um favorito não tem sentido, é uma eliminatória muito apertada, com duas grandes batalhas, a de Kharkiv e a de Lisboa. Com equipas que gostam de futebol de ataque, e em que vai sempre havendo, aqui e ali, espaço para contra-atacar."
Possível escolhas de Lage: "Depende de como o Lage encara esta mão. Acho que vai querer tudo já amanhã [quinta-feira]. Mas não sei, acho que vai ter três homens mais de meio e menos um dez."
Bruno Lage em discurso direto
Espaço nas costas da defesa: "Cada treinador tem a sua opinião ao analisar uma equipa. Não tenho qualquer opinião sobre o assunto. Foi a análise do míster Luís Castro. Independentemente disso, o mais importante é fazermos nós a nossa análise. Claro que é visível. Uma equipa que quer pressionar o adversário vai dar dois tipos de espaço. Não podemos pressionar à frente e não oferecer o espaço atrás. Independentemente do sistema ou do adversário, as equipas terão sempre espaço por explorar. É essa a nossa análise."
Período mais difícil: "Não. Os resultados são menos bons, mas demorámos um ano até que este momento chegasse. Problemas e pressão são outras coisas. A equipa vem de dois jogos sem vencer, perdemos seis pontos e continuamos em primeiro. Não é fácil isso acontecer. Não tenho memória que isso tenha acontecido. O Benfica perder dois jogos consecutivos e continuar em primeiro lugar. Amanhã é mais uma excelente oportunidade perante um adversário muito competente. Temos uma ambição muito grande de fazer um bom jogo e seguir em frente na competição."
Problemas defensivos: "Não podemos esconder essa situação. Em termos ofensivos queremos que o nosso guarda-redes seja importante nesse momento. Em termos defensivos também há vários jogadores e não só os defesas. Temos de olhar para os nossos jogos e trabalhar. Temos de nos agarrar ao trabalhar. Consolidar e trabalhar. É esta a nossa forma de trabalhar. Ver, verificar, analisar e melhorar para sermos uma equipa mais competente."
Últimos resultados
Shakhtar: VVVEV último jogo oficial foi a 19 de )
Benfica: DEDVV
Últimos onzes
Shakhtar: Pyatov; Dodô, Kryvtsov, Matvienko, Ismaily; Bahia, Kovalenko, Patrick; Marlos, Konoplyanka e Júnior Moraes.
Benfica: Odysseas; Grimaldo, Ferro, Rúben Dias, Tomás Tavares; Weigl, Gabriel, Cervi, Pizzi; Rafa e Vinícius.
Ausências
Shakhtar: Solomon (lesionado), Dodo (castigado)
Benfica: André Almeida, Gabriel, Jardel (lesionados), Weigl (castigado)