O futebol português viveu, esta quinta-feira, uma autêntica noite de pesadelo, e, depois de entrar nos 16-avos-de-final como o país com maior número de representantes na Liga Europa, chega aos 'oitavos'... a 'zeros', fruto da eliminação de Sporting de Braga, FC Porto, Sporting e Benfica.
Os arsenalistas foram os primeiros a dizer 'adeus' às provas continentais, ao perderem, pela segunda vez no espaço de uma semana, com o Rangers. Depois do 2-3 no Ibrox Stadium, a Pedreira foi palco do 1-0, selado pelo golo de Ryan Kent.
Seguiram-se os dragões, que, não só não foram capazes de dar a volta à derrota sofrida na primeira mão do embate com o Bayer Leverkusen, por 1-2, como voltaram a 'tombar' no estádio do Dragão, por 1-3, num jogo em que acabaram reduzidos a dez, fruto da expulsão de Soares.
Já na Turquia, o Sporting, única equipa lusa que havia vencido o primeiro duelo dos '16-avos', por 3-1, em Alvalade, foi humilhado pelo Basaksehir, em Istambul, ao perderem por 1-4, após prolongamento.
Por fim, foi a vez de o Benfica se juntar ao lote de conjuntos eliminados. Os homens de Bruno Lage estavam obrigados a vencer, após a derrota sofrida na Ucrânia, por 1-2, mas não foram além de um empate a três bolas, para festa de Luís Castro.
O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa decorrem pelas 12h (hora de Portugal Continental) desta sexta-feira, em Nyon, sendo que há uma vaga que continua por preencher, fruto do adiamento do Salzburgo-Eintracht Frankfurt, devido ao mau tempo que se faz sentir na Áustria.
As equipas apuradas
Rangers, AS Roma, Wolfsburgo, Wolverhampton, Bayer Leverkusen, Basileia, LASK Linz, Basaksehir, Manchester United, Shakhtar Donetsk, Copenhaga, Inter de Milão, Sevilla, Getafe e Olympiacos.
As equipas eliminadas
Sporting de Braga, Gent, Malmo, Espanyol, FC Porto, APOEL, AZ Alkmaar, Sporting, Club Brugge, Benfica, Celtic, Ludogorets, Cluj, Ajax e Arsenal.