Resumo:
O FC Porto está, ainda que à condição, de regresso à liderança da I Liga, depois de, na noite desta segunda-feira, ter batido o Santa Clara, nos Açores, por 2-0.
Os azuis e brancos entraram melhor na partida, mantendo a bola em seu poder, e no meio-campo contrário, nos primeiros minutos do encontro, ainda que sem criar oportunidades de golo. Os açorianos, contudo, conseguiram reagir e, com o decorrer do primeiro tempo, foram-se aproximando com perigo da baliza à guarda de Agustín Marchesín.
O domínio do conjunto orientado por João Henriques conheceu o seu apogeu à passagem do minuto 33', quando, na sequência da cobrança de um livre direto à entrada da área portista, Costinha, com um remate em jeito, acertou em cheio na barra da baliza do FC Porto.
Numa altura em que o Santa Clara estava melhor no jogo, acabaram por ser os pupilos de Sérgio Conceição a inaugurarem o marcador. Wilson Manafá tabelou com Sérgio Oliveira e, já no interior da área micaelense, atirou a contar, com um remate colocado, que fez a bola bater no poste antes de ultrapassar a linha de golo.
No segundo tempo, voltámos a assistir a um jogo 'morno' nos primeiros minutos, com a primeira ocasião flagrante a surgir à passagem do minuto 54': desta vez, foi Lincoln a tentar a sorte através de um livre direto, mas, à semelhança do que havia ocorrido com Costinha, a bola esbarrou nos ferros da baliza do FC Porto.
Mais tarde, por volta do minuto 71, Alex Telles desperdiçou uma oportunidade soberana para ampliar a vantagem azul e branca. Depois de o guardião Marco ter chocado com violência com Otávio, que caiu na grande área em visíveis dificuldades, Carlos Xistra assinalou a grande penalidade, mas o brasileiro acertou no poste da baliza açoriana.
Ainda assim, o FC Porto conseguiu mesmo chegar ao segundo golo, que foi da autoria de Iván Marcano. O espanhol saltou mais alto que toda a gente, na sequência de um livre indireto cobrado por Sérgio Oliveira - que fez mais uma assistência neste duelo - e atirou, de cabeça, para o fundo das redes açorianas, fixando o resultado final.
Com este triunfo, o FC Porto passou a somar 59 pontos e voltou, à condição, ao primeiro posto da I Liga, depois de o ultrapassar o Benfica, cujo encontro desta jornada terminará também nesta segunda-feira, mas mais tarde.
O Santa Clara, por seu turno, mantém-se com 29 pontos no oitavo posto da tabela classificativa do campeonato português, ao cabo de 23 jornadas.
Minuto a minuto:
90+6' - Final da partida! O FC Porto bateu o Santa Clara por 2-0.
90' - Xistra concedeu seis minutos de compensação neste segundo tempo.
90' - FC Porto também esgotou as alterações: saiu Marega e entrou Nakajima.
89' - Xistra mostrou a amarelo a Anderson Carvalho, que cometeu falta sobre Alex Telles.
86' - Santa Clara esgotou as alterações: Salomão rendeu Carlos Júnior.
84' - Nova alteração no FC Porto: saiu Manafá e entrou Pepe.
82' - Santa Clara voltou a mexer: Cryzan rendeu Francisco Ramos.
Foi assim que o FC Porto ampliou a vantagem nos Açores
77' - Substituição no Santa Clara: Ukra entrou para o lugar de Costinha.
Confira o o penálti falhado por Alex Telles
76' - Golo do FC Porto! Marcou Marcano, de cabeça, na sequência de um livre indireto cobrado por Sérgio Oliveira, que fez mais uma assistência nesta partida. 2-0.
72' - Xistra mostrou o amarelo a Soares e expulsou um elemento da equipa técnica do Santa Clara, que se encontrava no banco de suplentes dos açorianos.
71' - Falhou! Alex Telles ficou com a responsabilidade de bater o penálti, mas acertou com a bola nos ferros. Mantém-se o 1-0 no marcador.
70' - Entretanto, Otávio já está recuperado.
69' - O lance teve lugar na área do Santa Clara e Xistra assinalou grande penalidade, mostrando o cartão amarelo a Marco.
68' - Otávio, em dificuldades depois de chocar com o guarda-redes Marco, está a ser assistido pelas duas equipas médicas.
67' - Substituição no FC Porto: saiu Corona e entrou Romário Baró.
63' - Cartão amarelo mostrado a Otávio, por ter demorado demasiado tempo a efetuar um lançamento de linha lateral.
61' - O livre de Lincoln prometeu animar o encontro, mas tanto Santa Clara, como FC Porto voltaram a baixar o ritmo do jogo.
54' - Mais uma bola no poste da baliza do FC Porto! Desta vez foi Lincoln, também de livre direto, a acertar nos ferros da baliza de Marchesín.
53' - Início de segunda parte morno, à semelhança do que havia ocorrido no primeiro tempo, com as duas equipas a jogarem longe das balizas e com dificuldades em criarem ocasiões.
47' - Danilo tentou a sorte de fora da área, com um remate potente de primeira, mas a bola foi bloqueada pela defesa açoriana.
46' - Já se joga o segundo tempo no Estádio de São Miguel! Desta vez, saiu o FC Porto com a posse.
45+3' - Final da primeira parte! O FC Porto recolhe aos balneários em vantagem sobre o Santa Clara (1-0), graças ao golo de Manafá.
Foi assim que o FC Porto inaugurou o marcador deste encontro
45' - A equipa de arbitragem concedeu três minutos de compensação nesta primeira parte.
45' - Depois de analisar o lance no VAR, Xistra voltou atrás e retirou o cartão vermelho a Manafá, mostrando-lhe, afinal, o cartão amarelo.
43' - Xistra mostrou o cartão vermelho direto a Manafá, que travou Costinha em falta. O lance está a ser analisado pelo VAR.
43' - Fábio Cardoso apareceu solto de marcação na área azul e branca, atirou de cabeça, mas a bola saiu por cima.
37' - Golo do FC Porto! Manafá combinou muito bem com Sérgio Oliveira e, já no interior da área açoriana, atirou a contar para abrir o ativo deste encontro; a bola ainda bateu no poste antes de entrar na baliza à guarda de Marco. Foi o primeiro golo do lateral esta época. 1-0.
36' - Alex Telles cruzou para a área, através de um livre indireto, mas o cabeceamento de Soares saiu muito por cima da baliza açoriana.
33' - Santa Clara muito perto do golo! Costinha cobrou livre à entrada da área do FC Porto e a bola bateu na trave. Foi a melhor oportunidade do encontro até agora.
30' - Corona protagonizou jogada individual, arranjou espaço à entrada da área do Santa Clara e disparou, mas a bola saiu muito por cima.
26' - Zaidu já regressou às quatro linhas, aparentando estar totalmente recuperado.
24' - Agora é Zaidu quem está a receber assistência médica. Candé já aquece, caso o lateral esquerdo não possa continuar em campo.
21' - Desta vez, Anderson Carvalho optou pelo remate, mas a bola saiu muito desviada da baliza de Marchesín. O conjunto insular está a crescer na partida.
18' - Anderson Carvalho cruzou para a área azul e branca, mas Carlos Júnior não conseguiu pegar bem na bola - perdeu-se uma ocasião clara para os açorianos, uma vez que o brasileiro estava em excelente posição para fazer o gosto ao pé, à entrada da pequena área do FC Porto.
15' - Concluído o primeiro quarto de hora, salta à vista a falta de oportunidades de golo neste duelo. Nem FC Porto, nem Santa Clara estão a conseguiu criar perigo junto das balizas adversárias.
11' - Início de jogo mais forte do FC Porto, que está a conseguir jogar quase sempre no meio-campo do Santa Clara. Os açorianos estão a sentir dificuldades em manter a posse de bola.
7' - O brasileiro está recuperado e já regressou ao terreno de jogo.
5' - Otávio está a receber assistência médica, na sequência de um lance dividido com Costinha.
3' - Quase marcava o FC Porto! João Afonso desviou de cabeça para a própria baliza e acertou com a bola em cheio no poste, estando muito perto de apontar um autogolo.
1' - Já rola a bola no Estádio de São Miguel! Saiu a jogar a equipa do Santa Clara.
Onzes:
Santa Clara: Marco; Sagna, Fábio Cardoso, João Afonso, Zaidu; Anderson Carvalho, Francisco Ramos, Lincoln, Costinha; Thiago Santana, Carlos Júnior.
Suplentes: André Ferreira, Mamadu Candé, Rashid, Zé Manuel, Ukra, Salomão, Cryzan.
FC Porto: Marchesín; Manafá, Mbemba, Marcano, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Corona, Otávio; Soares, Marega.
Suplentes: Diogo Costa, Pepe, Loum, Romário Baró, Nakajima, Aboubakar, Fábio Silva.
Antevisão
O Santa Clara recebe o FC Porto esta segunda-feira, no Estádio de São Miguel, numa partida válida para a 23.ª jornada da I Liga.
Os açorianos chegam a esta partida depois de terem sido derrotados em Moreira de Cónegos, dando por finalizada uma série de quatro triunfos consecutivos para o campeonato, que permitiu à equipa de João Henriques ascender na classificação e fixar-se no oitavo posto desta I Liga.
Os pupilos de Sérgio Conceição, por seu lado, esperam poder vencer nos Açores para voltarem à liderança do campeonato, um estatuto que, mesmo em caso de vitória, estará sempre dependente do que fizer o Benfica, também nesta segunda-feira, na receção ao Moreirense - neste momento, os encarnados ocupam o primeiro posto, com 57 pontos, mais um que os dragões.
No Estádio de São Miguel, a bola vai começar a rolar às 19h30. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto, o desenrolar deste duelo para a I Liga, entre Santa Clara e FC Porto, que contará com a arbitragem de Carlos Xistra.