Dragão vence nos Açores à boleia do 'garçom' Sérgio Oliveira

FC Porto bateu Santa Clara por 2-0 e voltou, à condição, à primeira posição do campeonato português.

Notícia

© Twitter / FC Porto

Notícias Ao Minuto
02/03/2020 21:26 ‧ 02/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

I Liga

Resumo:

O FC Porto está, ainda que à condição, de regresso à liderança da I Liga, depois de, na noite desta segunda-feira, ter batido o Santa Clara, nos Açores, por 2-0.

Os azuis e brancos entraram melhor na partida, mantendo a bola em seu poder, e no meio-campo contrário, nos primeiros minutos do encontro, ainda que sem criar oportunidades de golo. Os açorianos, contudo, conseguiram reagir e, com o decorrer do primeiro tempo, foram-se aproximando com perigo da baliza à guarda de Agustín Marchesín.

O domínio do conjunto orientado por João Henriques conheceu o seu apogeu à passagem do minuto 33', quando, na sequência da cobrança de um livre direto à entrada da área portistaCostinha, com um remate em jeito, acertou em cheio na barra da baliza do FC Porto.

Numa altura em que o Santa Clara estava melhor no jogo, acabaram por ser os pupilos de Sérgio Conceição a inaugurarem o marcador. Wilson Manafá tabelou com Sérgio Oliveira e, já no interior da área micaelense, atirou a contar, com um remate colocado, que fez a bola bater no poste antes de ultrapassar a linha de golo.

No segundo tempo, voltámos a assistir a um jogo 'morno' nos primeiros minutos, com a primeira ocasião flagrante a surgir à passagem do minuto 54': desta vez, foi Lincoln a tentar a sorte através de um livre direto, mas, à semelhança do que havia ocorrido com Costinha, a bola esbarrou nos ferros da baliza do FC Porto.

Mais tarde, por volta do minuto 71, Alex Telles desperdiçou uma oportunidade soberana para ampliar a vantagem azul e branca. Depois de o guardião Marco ter chocado com violência com Otávio, que caiu na grande área em visíveis dificuldades, Carlos Xistra assinalou a grande penalidade, mas o brasileiro acertou no poste da baliza açoriana.

Ainda assim, o FC Porto conseguiu mesmo chegar ao segundo golo, que foi da autoria de Iván Marcano. O espanhol saltou mais alto que toda a gente, na sequência de um livre indireto cobrado por Sérgio Oliveira - que fez mais uma assistência neste duelo - e atirou, de cabeça, para o fundo das redes açorianas, fixando o resultado final.

Com este triunfo, o FC Porto passou a somar 59 pontos e voltou, à condição, ao primeiro posto da I Liga, depois de o ultrapassar o Benfica, cujo encontro desta jornada terminará também nesta segunda-feira, mas mais tarde.

O Santa Clara, por seu turno, mantém-se com 29 pontos no oitavo posto da tabela classificativa do campeonato português, ao cabo de 23 jornadas.

Minuto a minuto:

90+6' - Final da partida! O FC Porto bateu o Santa Clara por 2-0.

90' - Xistra concedeu seis minutos de compensação neste segundo tempo.

90' - FC Porto também esgotou as alterações: saiu Marega e entrou Nakajima.

89' - Xistra mostrou a amarelo a Anderson Carvalho, que cometeu falta sobre Alex Telles.

86' - Santa Clara esgotou as alterações: Salomão rendeu Carlos Júnior.

84' - Nova alteração no FC Porto: saiu Manafá e entrou Pepe.

82' - Santa Clara voltou a mexer: Cryzan rendeu Francisco Ramos.

Foi assim que o FC Porto ampliou a vantagem nos Açores

77' - Substituição no Santa Clara: Ukra entrou para o lugar de Costinha.

Confira o o penálti falhado por Alex Telles

76' - Golo do FC Porto! Marcou Marcano, de cabeça, na sequência de um livre indireto cobrado por Sérgio Oliveira, que fez mais uma assistência nesta partida. 2-0.

72' - Xistra mostrou o amarelo a Soares e expulsou um elemento da equipa técnica do Santa Clara, que se encontrava no banco de suplentes dos açorianos.

71' - Falhou! Alex Telles ficou com a responsabilidade de bater o penálti, mas acertou com a bola nos ferros. Mantém-se o 1-0 no marcador.

70' - Entretanto, Otávio já está recuperado.

69' - O lance teve lugar na área do Santa Clara e Xistra assinalou grande penalidade, mostrando o cartão amarelo a Marco.

68' - Otávio, em dificuldades depois de chocar com o guarda-redes Marco, está a ser assistido pelas duas equipas médicas.

67' - Substituição no FC Porto: saiu Corona e entrou Romário Baró.

63' - Cartão amarelo mostrado a Otávio, por ter demorado demasiado tempo a efetuar um lançamento de linha lateral.

61' - O livre de Lincoln prometeu animar o encontro, mas tanto Santa Clara, como FC Porto voltaram a baixar o ritmo do jogo.

54' - Mais uma bola no poste da baliza do FC Porto! Desta vez foi Lincoln, também de livre direto, a acertar nos ferros da baliza de Marchesín.

53' - Início de segunda parte morno, à semelhança do que havia ocorrido no primeiro tempo, com as duas equipas a jogarem longe das balizas e com dificuldades em criarem ocasiões.

47' - Danilo tentou a sorte de fora da área, com um remate potente de primeira, mas a bola foi bloqueada pela defesa açoriana.

46' - Já se joga o segundo tempo no Estádio de São Miguel! Desta vez, saiu o FC Porto com a posse.

45+3' - Final da primeira parte! O FC Porto recolhe aos balneários em vantagem sobre o Santa Clara (1-0), graças ao golo de Manafá.

Foi assim que o FC Porto inaugurou o marcador deste encontro

45' - A equipa de arbitragem concedeu três minutos de compensação nesta primeira parte.

45' - Depois de analisar o lance no VAR, Xistra voltou atrás e retirou o cartão vermelho a Manafá, mostrando-lhe, afinal, o cartão amarelo.

43' - Xistra mostrou o cartão vermelho direto a Manafá, que travou Costinha em falta. O lance está a ser analisado pelo VAR.

43' - Fábio Cardoso apareceu solto de marcação na área azul e branca, atirou de cabeça, mas a bola saiu por cima.

37' - Golo do FC Porto! Manafá combinou muito bem com Sérgio Oliveira e, já no interior da área açoriana, atirou a contar para abrir o ativo deste encontro; a bola ainda bateu no poste antes de entrar na baliza à guarda de Marco. Foi o primeiro golo do lateral esta época1-0.

36' - Alex Telles cruzou para a área, através de um livre indireto, mas o cabeceamento de Soares saiu muito por cima da baliza açoriana.

33' - Santa Clara muito perto do golo! Costinha cobrou livre à entrada da área do FC Porto e a bola bateu na trave. Foi a melhor oportunidade do encontro até agora.

30' - Corona protagonizou jogada individual, arranjou espaço à entrada da área do Santa Clara e disparou, mas a bola saiu muito por cima.

26' - Zaidu já regressou às quatro linhas, aparentando estar totalmente recuperado.

24' - Agora é Zaidu quem está a receber assistência médica. Candé já aquece, caso o lateral esquerdo não possa continuar em campo.

21' - Desta vez, Anderson Carvalho optou pelo remate, mas a bola saiu muito desviada da baliza de Marchesín. O conjunto insular está a crescer na partida.

18' - Anderson Carvalho cruzou para a área azul e branca, mas Carlos Júnior não conseguiu pegar bem na bola - perdeu-se uma ocasião clara para os açorianos, uma vez que o brasileiro estava em excelente posição para fazer o gosto ao pé, à entrada da pequena área do FC Porto.

15' - Concluído o primeiro quarto de hora, salta à vista a falta de oportunidades de golo neste duelo. Nem FC Porto, nem Santa Clara estão a conseguiu criar perigo junto das balizas adversárias.

11' - Início de jogo mais forte do FC Porto, que está a conseguir jogar quase sempre no meio-campo do Santa Clara. Os açorianos estão a sentir dificuldades em manter a posse de bola.

7' - O brasileiro está recuperado e já regressou ao terreno de jogo.

5' - Otávio está a receber assistência médica, na sequência de um lance dividido com Costinha.

3' - Quase marcava o FC Porto! João Afonso desviou de cabeça para a própria baliza e acertou com a bola em cheio no poste, estando muito perto de apontar um autogolo.

1' - Já rola a bola no Estádio de São Miguel! Saiu a jogar a equipa do Santa Clara.

Onzes:

Santa Clara: Marco; Sagna, Fábio Cardoso, João Afonso, Zaidu; Anderson Carvalho, Francisco Ramos, Lincoln, Costinha; Thiago Santana, Carlos Júnior.

Suplentes: André Ferreira, Mamadu Candé, Rashid, Zé Manuel, Ukra, Salomão, Cryzan.

FC Porto: Marchesín; Manafá, Mbemba, Marcano, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Corona, Otávio; Soares, Marega.

Suplentes: Diogo Costa, Pepe, Loum, Romário Baró, Nakajima, Aboubakar, Fábio Silva.

Antevisão

O Santa Clara recebe o FC Porto esta segunda-feira, no Estádio de São Miguel, numa partida válida para a 23.ª jornada da I Liga.

Os açorianos chegam a esta partida depois de terem sido derrotados em Moreira de Cónegos, dando por finalizada uma série de quatro triunfos consecutivos para o campeonato, que permitiu à equipa de João Henriques ascender na classificação e fixar-se no oitavo posto desta I Liga.

Os pupilos de Sérgio Conceição, por seu lado, esperam poder vencer nos Açores para voltarem à liderança do campeonato, um estatuto que, mesmo em caso de vitória, estará sempre dependente do que fizer o Benfica, também nesta segunda-feira, na receção ao Moreirense - neste momento, os encarnados ocupam o primeiro posto, com 57 pontos, mais um que os dragões.

No Estádio de São Miguel, a bola vai começar a rolar às 19h30. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto, o desenrolar deste duelo para a I Liga, entre Santa Clara e FC Porto, que contará com a arbitragem de Carlos Xistra.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Inter Miami

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1630
6Vitória SC1725
7Casa Pia1623
8Moreirense1722
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1715
15Arouca1715
16C.D. Nacional1613
17Farense1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

BYD

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas