"Nem cancelamento, nem adiamento", diz presidente do COI sobre Tóquio2020

O Comité Olímpico Internacional (COI) revelou hoje que não pediu "nem o cancelamento nem o adiamento" dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 em função do surto de covid-19, reiterando o seu compromisso no "êxito" da competição.

Notícia

©

Lusa
04/03/2020 18:00 ‧ 04/03/2020 por Lusa

Desporto

Covid-19

"Nem a palavra cancelamento nem a palavra adiamento foram mencionadas hoje durante a reunião do Conselho Executivo. Estamos a enfrentar desafios, mas não quero acrescentar especulações. O COI reafirma o seu total compromisso em garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020", vincou o presidente do COI, Thomas Bach.

O compromisso do COI surge a menos de cinco meses do início do evento, que vai decorrer de 24 de julho a 09 de agosto.

O comité executivo do COI ouviu um relatório do comité organizador de Tóquio2020, que "está em absoluto acordo com a posição do COI expressa ontem (terça-feira)".

Thomas Bach garantiu igualmente que a organização nipónica "renovou e reforçou o seu compromisso total com o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio".

O dirigente lembrou que há um grupo de trabalho a tratar de todas as questões relacionadas com Tóquio2020 composto pelo COI, pelo comité organizador, pela cidade de Tóquio, pelo governo japonês e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Temos este grupo de trabalho conjunto que realiza reuniões regulares. Examinamos todas as questões que possam surgir, mas não especulamos sobre possíveis desenvolvimentos futuros", acrescentou.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 50 mil recuperaram.

Além de 2.983 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas