"O novo coronavírus é uma doença muito cruel, perdi alguns amigos"

Antigo treinador do FC Porto e atualmente no Sevilla apela a que toda a população mundial se junte na luta contra o vírus

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
26/03/2020 07:54 ‧ 26/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Julen Lopetegui

A pandemia do novo coronavírus tem feito centenas de mortos em Espanha, sendo que a comunidade de Madrid é uma das mais afetadas pela Covid-19. Julen Lopetegui é um dos muitos espanhóis que já perdeu muitos amigos por conta desta doença, mas ainda assim, o antigo treinador do FC Porto não desmoralizou, e elogiou os profissionais de saúde que tem estado na linha da frente desta batalha.

"Acompanho, como o resto do Mundo. Com muita tristeza e preocupação. É um problema muito grave, o mais grave que a humanidade conheceu nas ultimas décadas. E também acompanho com a responsabilidade que todos temos de ter neste processo. Individual e coletivamente. Aplaudo e admiro todos os responsáveis médicos, sanitários, farmacêuticos, trabalhadores de supermercados, bombeiros, polícias. Gente que nos permite viver no dia-a-dia", começou por dizer o atual timoneiro do Sevilla em declarações ao jornal Record, sublinhando que este vírus tem feito muitas vítimas mortais nas gerações mais velhas: "São as pessoas que admirámos toda a nossa vida e não só. E já morreram mais novos também."

O treinador espanhol reiterou ainda que o novo coronavírus atingiu-o de forma mais pessoal, dado que já perdeu vários amigos devido a esta doença.

"É uma doença muito cruel, perdi alguns amigos. Esta semana perdi muita gente que conhecia e a quem queria bem. E pais de amigos meus também. Há muita gente infetada e muita mais vai ser. O que podemos exigir é responsabilidade a todos. Isto passa-se em Itália, em Espanha, em todo o Mundo. Em Portugal também", acrescentou.

Julen Lopetegui apelou ainda a que toda a população um pouco por todo o mundo de junte na luta contra a Covid-19.

"Todos temos de ser responsáveis. E a única maneira de o ser, todos os que têm uma atividade que não obrigue a sair à rua, é estar em casa. Não sair, ser contagiado e contagiar os outros com o vírus. É um problema sem precedentes na história da humanidade. Não é o momento de olhar para trás. Temos de olhar em frente. Estamos em plena batalha. Ninguém estava preparado para isto. É um momento muito duro para todos. Acredito que as autoridades tenham sempre a melhor intenção", atirou.

Questionado sobre o eventual regresso do futebol, numa altura em que os campeonatos se encontram suspensos, Julen Lopetegui diz que esse é um assunto que não interessa nesta altura.

"Acho, sinceramente e do coração, que não é o momento para se falar disso. É preciso priorizar tudo. Não é momento para pensar no que vai ser o futuro. É preciso concentrar as nossas atenções na luta contra este vírus e nesta guerra que temos pela frente. É uma guerra de toda a humanidade, que nunca ocorreu e ninguém estava preparado para isto. Falar de futebol, sinceramente, creio que não podemos fazê-lo agora. Este é um problema de todos, vamos todos sofrer com esta crise e todos temos de estar preparados", concluiu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Sporting

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas