Com o futebol em suspenso um pouco por todo o mundo, incluindo em Portugal, o desfecho da I Liga e das restantes competições nacionais continua a ser uma incógnita. Pedro Proença, contudo, acredita e espera que as ligas possam ser dadas por terminadas na presente temporada, até 30 de junho.
"Estamos todos na expectativa de passar esta fase negra, que vai ter consequências para tudo e todos. Sabemos que estamos dependentes de instâncias governamentais, também de instâncias internacionais, mas os clubes estão imbuídos do espírito de que as competições devem regressar e temos três meses para uma retoma com a época a terminar a 30 de junho", começou por afirmar o presidente da Liga Portugal, numa entrevista concedida à rádio TSF.
"Todos já percebemos, pela pirâmide das competições, que é fundamental que as ligas terminem, porque isso permite dar alguma normalidade e preparar a próxima época sabendo quem tem acesso a competições internacionais, o campeão, quem é despromovido. Não podemos colocar em causa esta época e as vindouras. Acreditamos que vai ser possível jogar ainda nesta temporada", prosseguiu Proença, convicto de que o futebol ainda irá regressar a tempo de dar por terminada a temporada 2019/20, de forma a não comprometer o futuro.
Para que isso seja possível, contudo, existe a possibilidade de os campeonatos serem retomados à porta fechada, com os encontros a serem disputados sem público nas bancadas.
"Todos os cenários estão equacionados. A porta fechada foi o primeiro cenário, antes da suspensão, sendo que o principal objetivo é terminar a época. Podemos também ter um torneio que pudesse condensar as competições. Depende do tempo que tivermos para terminar sem mexer com a próxima temporada", esclareceu o dirigente.