Controlo antidoping a infetado ditou fim dos testes em Portugal

O caso teve lugar na prova de ginástica Maia International Acro Cup, que juntou cerca de mil atletas entre 04 e 08 de março, e envolveu um ginasta bielorrusso [sendo que outro atleta belga foi também diagnosticado com covid-19 mas sem ter sido sujeito a teste antidoping].

Notícia

© Reuters

Lusa
11/04/2020 09:29 ‧ 11/04/2020 por Lusa

Desporto

Covid-19

Dois médicos da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) efetuaram um controlo a um atleta sem saber que estava infetado com covid-19 e a situação causou alarme e a suspensão dos testes, revelou o presidente do organismo, Manuel Brito.

"Tivemos um susto. Após um controlo, tivemos conhecimento de que um atleta estrangeiro estava infetado. Os nossos médicos que fizeram o controlo tiveram de ir para quarentena. Isso colocou-nos numa situação de responsabilidade muito elevada, porque ainda não estava declarado o estado de emergência no país, e tomei logo medidas drásticas para não pôr em risco os atletas e os nossos médicos", adiantou o presidente da ADoP à Lusa.

O caso teve lugar na prova de ginástica Maia International Acro Cup, que juntou cerca de mil atletas entre 04 e 08 de março, e envolveu um ginasta bielorrusso [sendo que outro atleta belga foi também diagnosticado com covid-19 mas sem ter sido sujeito a teste antidoping].

O líder da ADoP garantiu que o atleta "recuperou bem" e os médicos "não foram contaminados", depois de desencadeados os protocolos de segurança.

"Fizemos o controlo em 08 de março ao atleta bielorrusso. Enviámos para Espanha e o laboratório de Madrid recebeu no dia 11. A Federação de Ginástica de Portugal informou-nos no dia 12 e, nesse mesmo dia, informámos o Governo, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e o laboratório de Madrid. Fechei 'a loja' no dia 13 de março. Isto foi determinante para suspender os controlos", explicou.

Enaltecendo o acompanhamento e o apoio do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, "em todo o processo e todas as decisões", Manuel Brito observou que a "grande cautela" que já existia no organismo face à disseminação do novo coronavírus passou a "estado de alarme" com este caso.

A preocupação da ADoP -- que trabalha ainda com os laboratórios de Barcelona e Gante, na Bélgica - estendeu-se a Madrid, não só porque havia colegas da autoridade espanhola doentes com covid-19, mas, sobretudo, porque a amostra tinha sido alvo de tratamento.

"A urina ficou congelada, mas já tinham feito o tratamento do sangue e as técnicas que o manipularam tiveram de entrar em quarentena. O laboratório já estava fechado, mas tomaram todas as medidas de segurança em relação a esta informação", explicou, realçando que "em dois dias" todo o processo foi comunicado às autoridades nacionais e internacionais e solucionado.

Com a suspensão dos testes da ADoP, Manuel Brito revelou também que os cerca de 60 médicos e enfermeiros que integram a equipa de responsáveis de controlo de dopagem foram mobilizados para o combate à pandemia no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já provocou a morte a mais de 100 mil pessoas e infetou mais de 1,6 milhões em 193 países e territórios.

No início da pandemia, alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados -- nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América -- ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e internacionais de todas as modalidades.

Vários atletas já foram infetados, entre os quais os futebolistas Dybala, Matuidi (Juventus), Garay e Mangala (Valência) e o basquetebolista Kevin Durant (Brooklyn Nets), assim como o treinador de futebol Fatih Therim (Galatasaray).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Manu Silva deixa mensagem emotiva ao Vitória SC: "Paixão contagiante"

Benfica

Manu Silva deixa mensagem emotiva ao Vitória SC: "Paixão contagiante"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas