Médico do FC Porto: "Não vamos roubar testes a ninguém"

Nélson Puga acredita no regresso à competição e explicou tudo o que isso irá envolver.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
22/04/2020 23:47 ‧ 22/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

FC Porto

Em entrevista ao Porto Canal, Nélson Puga frisou a confiança de que o campeonato será retomado. O diretor do departamento clínico do FC Porto explicou que serão realizados testes imunológicos aos agentes desportivos e deixou um esclarecimento: estes serão feitos por entidades privadas.

Nélson Puga explicou ainda o que será feito para poder continuar a competição, dentro de um panorama complicado devido à pandemia de Covid-19

Regresso: "Primeiro, começaremos a treinar isoladamente, com grupos separados de jogadores e, mais tarde, quando começarem os treinos de grupo, todos jogadores, staff e conviventes próximos serão testados. Estando negativos, a certeza e a segurança de que estamos a conviver com não infetados é maior. Criando ou mantendo os procedimentos de prevenção necessários, dessa forma vamos continuando a diminuir o risco para probabilidade muito baixa de contágio. Numa última fase, antes de começarem os jogos, 48 horas antes vamos testar a população. Se tudo for negativo, vamos a jogo com todas as precauções. O que me preocupa nem é o que possa acontecer entre os próprios jogos ou treinos, é o que possa acontecer fora do nosso ambiente»

Realização de testes a jogadores: “Nunca o futebol poderá ultrapassar aquilo que sejam as recomendações da DGS. E, até para esclarecer algumas noticias especulativas, não vamos roubar testes a ninguém. Vão ser realizados por entidades privadas. Não vão faltar testes para quem precisar".

Viagens de avião: "Nas deslocações às ilhas o que vai acontecer é que as equipas vão no seu avião, até podem viajar em charter, vão com testes negativos, aterram nas ilhas e vão imediatamente para um autocarro e daí para o hotel que por sua vez está descontaminado e vazio. Depois vão para os estádios e regressam ao continente. Qual é o risco aqui? O risco é muito baixo. Há questões de pormenor para ultrapassar com as autoridades sanitárias mas estou em crer que serão a seu tempo, com algum cuidado e bom senso, ser acordadas no sentido de criar no fundo condições para que isto aconteça. E desmistificar um bocadinho os receios que outras pessoas possam ainda ter”.

Deslocações em Portugal: "Se formos para estágio, por exemplo no hotel que utilizamos habitualmente, essas unidades estão infelizmente fechadas. Já antes de termos suspenso o campeonato tínhamos implementado com os hotéis medidas de maior rigor e segurança. O que vai acontecer é que vamos, nos estágios, adaptar às nossas necessidades os detalhes necessários para continuarmos com esse risco muito baixo. Tendo quartos individualizados para cada pessoa, espaços para restauração maiores, salas de reuniões maiores também. As pessoas, como está tudo fechado, há precauções, a higienização já era mais cuidada até antes das competições terem parado, o risco de estar num hotel também vai ser baixo".

E se um jogador for infetado?: "O campeonato pararia se essa medida fosse aplicada no início da pandemia. Mas já estamos a perceber que há vários níveis de adaptação e nem toda a gente que contactou com um infetado fica em quarentena. Os de baixo risco já não são aconselhados a realizar o teste. (...) O que é lógico no futuro é que se existir alguém que tenha Covid positivo, esse fique isolado, e sejam testados os que tiveram contacto próximo ou sejam considerados de alto risco e a vida tem de prosseguir com normalidade desde que outros sejam negativos e assintomáticos. É assim que vamos atuar e a sociedade o irá fazer. Antes de começarmos, vamos tentar realizar testes imunológicos a toda a nossa população a ver se temos pessoas já imunes e esses podem ter medidas mais alargadas do que os restantes"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão viaja para Pais e mostra apoio a João Neves

Madalena Aragão

Madalena Aragão viaja para Pais e mostra apoio a João Neves

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

BYD

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas