FPF vai divulgar em breve "sensibilidade" da DGS em relação aos estádios

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai divulgar em breve a "sensibilidade da Direção-Geral da Saúde (DGS)" relativamente aos estádios para a retoma da I Liga de futebol, após a interrupção devido à covid-19, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
19/05/2020 14:23 ‧ 19/05/2020 por Lusa

Desporto

I Liga

"Tem havido um trabalho muito bom e muito próximo entre FPF, Liga, clubes, DGS e um grupo de trabalho, que teve médicos de saúde pública e que foi muito importante para que este trabalho se tornasse eficiente e profícuo", disse António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de balanço da pandemia em Portugal.

Lacerda Sales explicou que foi pedida uma "memória descritiva dos diferentes estádios de futebol", que já chegou à DGS, e hoje se realizam vistorias aos estádios de nível 1 da I Liga, os recintos de Benfica, Boavista, Sporting de Braga, Gil Vicente, Marítimo, FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães.

Na segunda-feira, FPF e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deram conta do envio para a DGS dos resultados das vistorias aos seis estádios de nível 2 e 3 candidatos a receber os últimos jogos do campeonato, casos dos recintos de Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, Rio Ave, Tondela, Portimonense e Vitória de Setúbal.

De fora desta lista ficaram os campos do Santa Clara e do Belenenses SAD, que já anunciaram que vão jogar na Cidade do Futebol, em Oeiras, do Famalicão, que vai receber os adversários em Barcelos, e do Moreirense.

"Penso que amanhã [quarta-feira] ou nas próximas horas o senhor presidente da FPF [Fernando Gomes] terá oportunidade de comunicar aquilo que é a sensibilidade da DGS relativamente a estas memórias descritivas", salientou.

O secretário de Estado da Saúde afirmou ainda que vai existir também uma norma em relação aos transportes, que serão "exclusivos das respetivas equipas de futebol".

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas -- Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.

Faltam disputar 90 jogos do principal escalão do futebol nacional, o único que não foi cancelado devido ao novo coronavírus, assim como a final da Taça de Portugal, que vai opor Benfica e FC Porto.

Após 24 jornadas, os 'dragões' lideram a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas