A Formula 1 anunciou, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais pela manhã desta sexta-feira, que decidiu cancelar os Grandes Prémios de Azerbaijão, Singapura e Japão, que estavam agendados para 7 de junho, 20 de setembro e 11 de outubro, respetivamente.
A organização defende que "os presentes desafios colocados pela Covid-19" especificamente nestes três países fazem com que seja impossível a realização das corridas, pelo que estas foram retiradas do calendário do Campeonato do Mundo de 2020.
"Em Singapura e Azerbaijão, os longos tempos de espera necessários para construir circuitos de estrada tornaram a realização de eventos em tempos de incerteza numa impossibilidade, e, no Japão, as restrições às viagens levaram à decisão de não prosseguir com a corrida", pode ler-se na nota.
A Formula 1 assegura, no entanto, que, "em simultâneo", tem vindo a registar "progressos significativos com atuais e novos promotores na revisão do calendário", pelo que permanece a hipótese de Portimão vir a receber uma etapa do circuito mundial.
"Entendemos que estes ainda são tempos de incerteza e complexidade em todo o mundo, e iremos continuar a assegurar que prosseguiremos com a época de 2020 de forma cautelosa e flexível. Temos em curso planos robustos e detalhados para garantir que a época começa da maneira mais segura possível", termina.