A jornada 27 da I Liga marca um novo reencontro entre mestre e discípulo. Depois de ter sido adjunto de Carlos Carvalhal em Inglaterra – no Sheffield Wednesday e no Swansea -, Bruno Lage encontra pela terceira vez o antigo colega em bancos diferentes na próxima quarta-feira.
Benfica e Rio Ave já se encontraram duas vezes esta temporada com Lage e Carvalhal ao leme de ambas as equipas e, nos dois primeiros duelos, a vitória sorriu sempre ao treinador das águias. Bruno Lage, de 44 anos, conseguiu triunfar para a I Liga (10.ª jornada) e também para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Porém, se o jogo para o campeonato teve uma história (2-0), o da Taça teve outra (3-2). E os vilacondenses, na competição a eliminar, venderam cara a derrota, levando o Benfica ao limite. Olhando para esse encontro da Taça, é um jogo que deixa em aberto boas perspetivas para este terceiro duelo entre dois treinadores bem conhecidos.
Carlos Carvalhal, de 54 anos, conhece e bem a forma de jogar do Benfica de Bruno Lage, ao passo que o técnico do Benfica também é bastante sabedor das ideias do timoneiro dos vilacondenses. Têm, de resto, um estilo muito similar, baseando-se num estilo de jogo com muita posse de bola, explorando, claro, as qualidades intrínsecas dos respetivos plantéis.
Há muito a perder para ambos os lados
Depois de mais um empate frente ao Portimonense, na última jornada, o Benfica está proibido de perder mais pontos se quer continuar a sonhar com a revalidação do título de campeão. As águias estão a dois pontos do FC Porto e um resultado que não seja a vitória, pode não só comprometer o grande objetivo da época, tal como a própria continuidade de Bruno Lage. Recorde-se que o Benfica ganhou apenas um dos seus últimos 10 jogos disputados e a contestação tem aumentado exponencialmente após a retoma do campeonato.
Quanto ao Rio Ave está numa posição semelhante, na perspetiva da ‘obrigação de vencer’, se quer continuar a lutar por um lugar nas competições europeias. Com 41 pontos conquistados, os vilacondenses precisam de um triunfo para não perder o Sporting e o Sp. Braga de vista, uma vez que ambos já somam 46 pontos - os minhotos com menos um jogo. E em abono da verdade, mesmo com um triunfo sobre as águias, a tarefa não se avizinha fácil.
Haverá novo triunfo do discípulo ou o mestre vai mostrar que à terceira é de vez? O Rio Ave-Benfica está marcado para a próxima quarta-feira, dia 17, às 21h15.