A Premier League arranca esta quarta-feira, dia 17, com dois jogos em atraso, um deles que poderá ter em campo jogadores portugueses: o Aston Villa-Sheffield United e o Manchester City-Arsenal, com Bernardo Silva, João Cancelo e Cédric Soares.
Mas ainda se recorda de como ficaram as lutas pelo título, pelos lugares europeus ou pela manuntenção? Pois bem, se a resposta é negativa, não pode deixar de ler este artigo.
A faltarem nove jogos para o término da Premier League, e começando por cima, o Liverpool caminha a passos largos para um título de campeão que já foge desde 1990. Os reds somam, até ao momento, 82 pontos, mais 25 que o segundo classificado, o Manchester City. Só uma hecatombe poderá roubar o título à formação de Jurgen Klopp, mas, enquanto matematicamente for possível, os citizens vão acreditar.
Os dois primeiros classificados da Premier League, Liverpool e Manchester City© Reuters
Quanto aos lugares europeus, neste caso os mais apetecidos que dão acesso à Liga dos Campeões, a luta está ao rubro. Se o Manchester City é a equipa que vai na ‘pole’ para segurar a vaga na prova milionária (57 pontos, ainda que tudo dependa do recurso apresentado ao TAD), há também mais sete equipas para as restantes duas vagas. Leicester (53), Chelsea (48), Manchester United (45), Wolverhampton (43), Sheffield United (43), Tottenham (41) e Arsenal (40).
Os spurs e os gunners estão na cauda do pelotão, mas, como sabemos, a Premier League é tão imprevisível que não podemos deixar de fora desta luta europeia nenhum destes clubes.
Mourinho e Solskjaer, treinadores de Tottenham e Manchester United, respetivamente© Reuters
E, se lá na frente a disputa pelos lugares cimeiros está acesa, o mesmo acontece com a cauda da tabela. Ninguém quer descer ao Championship e, por isso, as últimas nove jornadas prometem ser eletrizantes.
O Norwich é a equipa que, neste momento, se encontra no pior cenário, com apenas 21 pontos conquistados. Aston Villa (25 pontos) e Bournemouth (27) também estão em zona de descida, mas acredita-se que ambos vão dar o tudo por tudo para de lá sair. Até porque a distância para os adversários acima é curta.
Watford (27), West Ham (27) e Brighton (29) também estão numa situação delicada e na luta pela manuntenção naquela que muitos consideram a mais espetacular liga do mundo. Preparado? Para já, devido à pandemia que tem assolado toda a Europa, os jogos serão, recorde-se, todos eles disputados à porta fechada, mas a vontade dos adeptos é só uma: Que role a bola em Inglaterra!